Você já ouviu falar da tradição do nhoque da fortuna? De acordo com a simpatia, comer o prato no dia 29 de cada mês traz sorte e prosperidade financeira. Para isso, basta colocar uma nota ou moeda embaixo do prato e comer as primeiras sete bolinhas de massa, fazendo um pedido para cada. Se o ritual funciona ou não, só quem já testou pode confirmar, mas uma coisa é certa: o nhoque é sempre uma ótima escolha para o almoço ou jantar, independente do dia.
Considerado um dos preparos mais tradicionais da culinária italiana, o nhoque tem um preparo simples e sem grandes mistérios. No entanto, existem alguns segredos que ajudam a deixá-lo ainda mais saboroso. Quer saber como? O TudoGostoso conversou com a chef Helena Murucci da Tutto Nhoque, tradicional restaurante de massas no Rio de Janeiro, que compartilhou 3 dicas de como fazer um nhoque caseiro perfeito com uma receita exclusiva.
Nhoque da fortuna: conheça a história por trás da tradição
A tradição de comer nhoque no dia 29 de cada mês surgiu na Itália, durante o século IV. Diz a lenda que, em uma dia 29, um homem vagava faminto por um vilarejo à procura de algo para comer. Ele, então, bateu na porta de uma família, também muito humilde, que mesmo com pouca comida na mesa aceitou compartilhar o seu jantar com o senhor. A refeição naquela noite era justamente um nhoque, que acabou rendendo apenas 7 bolinhas de massa para cada pessoa.
Esse senhor, na verdade, seria São Pantaleão disfarçado. Grato pela gentileza, o santo quis dar uma recompensa aos anfitriões. Ao recolher os pratos após o fim do jantar, a família encontrou muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.
A história do nhoque da fortuna se espalhou não só pela Itália, mas por várias regiões do mundo. Desde então, no dia 29 de cada mês, algumas pessoas têm o costume de colocar dinheiro sob seus pratos de nhoque e, em seguida, comer 7 bolinhas de massas separadamente, dedicando um pedido para cada pedaço.
Como preparar o nhoque caseiro dos sonhos: esses 3 detalhes fazem toda a diferença no resultado final
O nhoque é um dos pratos mais consumidos no mundo. Originário da culinária italiana, o preparo sofreu várias alterações e, hoje em dia, existem muitas versões espalhadas pelos restaurantes de todo o planeta. Aqui no TudoGostoso nós temos muitas receitas de nhoque deliciosas para variar no cardápio. Contudo, a receita mais tradicional e reproduzida continua sendo o nhoque de massa feita com batatas.
Segundo a chef Helena Murucci, o primeiro passo para o nhoque ficar perfeito é sempre optar pela batata Asterix. Por ser mais seca, ela não requer tanta farinha para dar o ponto, o que deixa a massa macia e consistente. Além disso, a profissional também dá a dica de assar as batatas em forno preaquecido ao invés de cozinhar. Esse truque ajuda a deixar a massa mais leve e seca e, consequentemente, o nhoque fica ainda mais saboroso.
Depois que as batatas estiverem macias, o próximo passo é amassar e começar a preparar a massa. Porém, aqui vai outra dica da chef. "Deixe elas esfriarem antes de misturar com a farinha de trigo". O motivo para esse tempo de espera é bem simples. Quando você mistura os ingredientes do nhoque com a batata ainda quente, acaba formando uma “liga”, deixando a massa grudenta. Portanto, aguarde a batata esfriar, e só então acrescente a farinha.
Por ultimo, a chef também orienta acrescentar o molho assim que a massa terminar de ser cozida. "Deixe o molho pronto para colocar diretamente na massa depois de cozida. Isso evita que o nhoque grude". Em relação ao tipo de molho, o ideal é escolher um que complemente o sabor do nhoque. Molhos à base de tomate, como o pomodoro, ou molhos à base de queijo, como o quatro queijos, são opções muito boas.
Como preparar Nhoque de Batata Al Amatriciana: receita exclusiva da chef de cozinha é prática e fácil de fazer
O Nhoque de Batata Al Amatriciana que vamos ensinar a seguir é uma receita exclusiva da chef Helena Murucci. O preparo é uma variação do clássico prato italiano e é servido acompanhado de um molho alla amatriciana, feito com bacon, cebola, tomate e um leve toque de pimenta calabresa e parmesão. Tanto a massa quanto o molho são bem simples de fazer e são uma boa alternativa para inovar no cardápio. Confira o passo a passo.
Ingredientes:
- 500g de batata asterix
- 1 ovo
- 300g de farinha de trigo
- 50g de manteiga
- 50g de parmesão
- Noz moscada
- Pimenta do reino
- Sal
- 400g de tomate pelado
- 2 dentes de alho
- 50g de bacon
- 50g de queijo parmesão ralado fino (para o molho)
- 50ml de vinho branco seco
- Pimenta calabresa
- Sal
Modo de preparo:
Molho:
- Frite o bacon picado com um pouco de azeite até dourar. Junte o alho e deixe dourar levemente.
- Retire um pouco da gordura e acrescente a pimenta. Depois, adicione o vinho e deixe evaporar até reduzir pela metade.
- Adicione os tomates e deixe apurar até que eles se desfaçam um pouco. O ideal é que eles fiquem com a aparência mais rústica.
- Por fim, tempere com o parmesão e acerte o sal.
Massa
- Asse as batatas em forno pré-aquecido a 200°C até que elas fiquem bem macias. Geralmente leva cerca de 20-25 minutos, dependendo do tamanho das batatas.
- Em seguida, descasque as batatas e amasse enquanto ainda estão quentes até virar um purê. Você pode usar um espremedor de batatas ou um garfo. Deixe o purê descansar por um tempo até esfriar.
- Em uma superfície limpa, misture o purê, o ovo, o parmesão, a manteiga e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada moída na hora. Depois, vá adicionando a farinha aos poucos até formar uma massa homogênea. Se a massa estiver muito úmida, adicione mais farinha aos poucos até que seja fácil de manusear.
- Divida a massa em porções menores e role cada uma em uma superfície enfarinhada para formar rolinhos. Em seguida, corte as bolinhas com aproximadamente 2 cm.
- Cozinhe as bolinhas do nhoque em água fervendo com sal até que subam à superfície. Retire os pedaços de massa da água e transfira para um refratário. Por fim, cubra o nhoque com o molho.
Veja também:
Melhor chef do mundo revela a receita de nhoque do seu renomado restaurante
Nhoque de mandioquinha: veja como fazer esse prato delicioso