• Entrar
  • Cadastrar
Não desanime se o seu mel virou um açúcar granulado: esse truque recupera a forma líquida (aproveita e aprende a armazenar do jeito certo!)

Siga essas dicas para descristalizar o seu mel a usufrua de todos os poderosos benefícios do produto com o sabor intocável!

Não desanime se o seu mel virou um açúcar granulado: esse truque recupera a forma líquida (aproveita e aprende a armazenar do jeito certo!)

Aprenda a recuperar a consistência do mel caso ele esteja cristalizado (Foto: Shutterstock)

O que fazer quando o mel cristalizar? Muita gente acredita que o mel cristalizado é sinal de que está estragado e por isso desiste de consumi-lo. Por mais que exista o mito de que o mel não estraga, em alguns casos ele pode, sim, não ser mais uma boa opção para consumo.

Mas isso não está relacionado aos cristais no produto. Esse processo é normal, já que cerca de 80% da composição do mel puro é de açúcar e o resto é água. E a temperatura é "culpada" por essa mudança na consistência.

O mel contém moléculas de glicose e de frutose que, em temperaturas entre 33ºC e 35ºC, se movem e ficam líquidas. Ao esfriar, a glicose se separa da frutose e você percebe que são formados cristais. Portanto, não estranhe ao se deparar com uma alteração na textura do mel nos dias frios. Descubra como recuperá-lo!

O mel cristalizou? É possível deixá-lo líquido novamente

Para quem é fã de mel, seja puro ou para adicioná-lo em receitas variadas, não há nada mais frustrante do que se preparar para comer um iogurte com mel e encontrá-lo totalmente cristalizado. No lugar de encontrar um líquido suave, você tem um açúcar granulado!

Mas isso não é um motivo para descartar o seu mel. Ainda que esteja com a consistência alterada, ele ainda é perfeitamente nutritivo para o seu corpo. A boa notícia é que é possível recuperar o mel cristalizado ao seu estado líquido.

Passo a passo para transformar o mel cristalizado em líquido

O primeiro passo é mudar o recipiente do mel cristalizado caso ele esteja em uma embalagem plástica. Transfira a quantidade desejada para um pote de vidro com tampa e coloque a tampa. Você pode descristalizar o mel de três maneiras:

  1. Fogão
  2. Fogão lento
  3. Sous vide

1. Método do fogão

Coloque uma panela com água em fogo alto e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe a água esfriar por cerca de 5 minutos ou até que esteja abaixo de 71°C. Coloque o recipiente de mel na água e tampe a panela. Verifique após uma hora ou mais, mexendo o mel conforme necessário.

2. Método slow cooker

Coloque o mel fechado na panela elétrica slow cooker, de cozimento lento. Adicione água suficiente para cobrir o recipiente de mel até a metade. Tampe a panela. Após cerca de 30 minutos, verifique a temperatura da água para garantir que não esteja acima de 71°C.

Se estiver, adicione um pouco de água fria na panela. Caso contrário, deixe continuar até que o mel esteja líquido.

3. Sous-Vide

Se você tiver um termocirculador sous-vide - método culinário em que os alimentos são colocados em um saco a vácuo e cozidos em baixas temperaturas -, coloque a embalagem de mel fechada na água, que não seja profunda o suficiente para cobrir completamente o recipiente de mel, e configure o sous-vide para 60°C. Deixe cozinhar por várias horas até obter o mel líquido.

Não aqueça o mel rapidamente para evitar perder os nutrientes

Segundo o apicultor John Skinner, da Universidade do Tennesee, o mel não deve ser aquecido rapidamente, em fogo direto. Ele explica que quanto mais quente for o aquecimento, maior será o potencial de redução do valor nutricional. O calor excessivo pode ter efeitos prejudiciais sobre o valor nutricional do mel.

  • O aquecimento até 37°C causa a perda de quase 200 componentes, parte dos quais são antibacterianos. O aquecimento até 40°C destrói a invertase, uma enzima importante.

  • O aquecimento até 50°C por mais de 48 horas transforma o mel em caramelo (os açúcares mais valiosos do mel se tornam análogos ao açúcar).

  • O aquecimento do mel a mais de 60°C por mais de 2 horas ou a mais de 71°C causará rápida degradação.

Posso descristalizar o mel no micro-ondas?

A resposta é não. E a explicação é devido à dificuldade de monitorar e medir a temperatura do processo de descristalização usando um forno de micro-ondas. Não é um método confiável, pois o mel será aquecido muito rápido e acima da temperatura ideal.

Além de os resultados serem imprecisos, você acabará destruindo os benefícios do mel e alterado o seu sabor.

Saiba como armazenar o mel da forma certa

Você já deve saber que guardar o mel na geladeira não é uma boa ideia. Se optar por esse caminho, ele vai cristalizar. De acordo com os especialistas, não existe mistério ou técnica específica para o armazenamento correto do mel.

Os apicultores orientam guardar o mel em um local fresco, longe da luz solar e bem lacrado. O congelamento não é um problema, mas é considerado pelos especialistas apenas desnecessário.

Veja mais!

Essa é a explicação para o surpreendente prazo de validade do mel

Creme de mel sensacional pronto em 5 minutos: perfeito pro sorvete, frutas ou até pra comer de colher!

Temas relacionados