
Pode estar na hora de prestar mais atenção na sua língua! (Créditos: Shutterstock)
A língua é uma parte do sistema digestivo do ser humano e está fortemente relacionada à deglutição (ato de engolir), ao paladar e à fala. Ela é composta, principalmente, por músculos, que controlam sua forma e movimentos, e mucosa, que contém as estruturas que conhecemos como papilas gustativas e são responsáveis pela sua aparência rugosa.
O que pode te surpreender, porém, é o que a sua língua diz sobre a sua saúde. E não estamos falando só sobre a higiene bucal! Existem várias condições e circunstâncias que podem impactá-lo ao ponto que sua língua muda de cor. Ficou curioso? Descubra o que as cores da sua língua podem significar no TudoGostoso.
O que a cor da sua língua diz sobre a saúde?
A língua saudável costuma ser rosada e limpa. Se você não estiver tão bem, no entanto, ela pode apresentar uma quantidade impressionante de cores.
A língua vermelha brilhante, por exemplo, também é conhecida como “língua de morango”. As papilas gustativas, que ficam na superfície, se destacam quando inflamam e ficam parecendo sementes. Só que a condição não é bom sinal para você!
Na verdade, a “língua de morango” pode indicar escarlatina, que é altamente contagiosa e pode causar febre reumática. A doença de Kawasaki, que atinge mais crianças, e a síndrome do choque tóxico também podem ser a causa da língua vermelha.
Branco, preto e azul são outras cores que você deve ficar de olho. Aftas são a causa mais comum de uma língua branca enquanto a língua preta, que ganhou esse nome porque as papilas gustativas alongam e ficam parecendo fios de cabelo, costuma ser causada pelo fumo, falta de higiene bucal e boca seca.
Já a língua azul costuma ser sinal de condições mais graves, como problemas cardíacos ou pulmonares, ou pode ser causada por altitudes elevadas. Na dúvida, busque um médico.
Veja mais!
Esses alimentos que você tem em casa vão deixar os seus dentes mais bonitos
O pão fica mais fácil de digerir e mais gostoso se você comer desse jeito