
Conheça os benefícios dessa bebida famosa e aprenda a fazer em casa (Créditos: Shutterstock)
Cuidar da saúde é muito importante para evitar maiores problemas futuros e a alimentação é uma das maneiras de fazer isso. Na internet, algumas receitas se destacam pelo quantidade de benefícios e o chamado leite dourado é uma delas. A bebida indiana ficou famosa no ocidente graças as redes sociais e de tempos em tempos volta a ser um assunto, alcançando aqueles que ainda não conheciam essa maravilha.
Feita com um ingrediente vital para preservar o sistema imunológico, a bebida promete ativar o metabolismo e ajudar no processo de emagrecimento. Além disso, estudos também apontam que o consumo regular pode reduzir o risco de doenças como Parkinson e Alzheimer. Saiba tudo sobre essa maravilha e aprenda a fazer em casa para aproveitar os benefícios!
O que é o leite dourado?
O leite dourado é uma bebida feita a base de leite e especiarias poderosas que juntas fazem muito bem para a saúde. Além do leite, que pode ser animal ou vegetal, o ingrediente principal é a cúrcuma que garante a cor dourada. A receita também pode levar mel, pimenta-do-reino, canela, gengibre e muito mais.
Quais são os benefícios do leite dourado?
O principal ingrediente do leite dourado é a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Uma planta da família do gengibre com forte ação antioxidante e conhecido por oferecer benefícios como a prevenção do diabetes, alivio de dores, redução do colesterol, prevenção de doenças neurodegenerativas e muito mais. A presença de outras especiarias, torna o leite dourado, uma bebida incrível e ainda mais benéfica.
Ativa o metabolismo e ajuda a emagrecer
Por contar com propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma pode ajudar a ativar o metabolismo, contribuindo para a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, por atuar no funcionamento do metabolismo, a especiaria também pode ser uma ótima aliada no processo de emagrecimento, facilitando a queima de gorduras.
Previne doenças neurodegenerativas
Estudos realizados na área da saúde apontam que a cúrcuma também pode atuar na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson. Isso porque ela conta com ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a melhorar as funções cognitivas.
Preserva o sistema imunológico
Essa bebida também ajudar a preservar e fortalecer o sistema imunológico por conta de suas propriedades antioxidante e anti-inflamatórias. Assim, é possível prevenir doenças inflamatórios, gripes e resfriados, por exemplo.
Tem compostos bioativos
A combinação desses ingredientes também conta com compostos bioativos que contribuem para uma melhora geral da saúde. Consumir essa bebida regularmente também pode melhor a memória e aliviar dores intestinais, graças a curcumina.
Como fazer o leite dourado?
Não há uma quantidade específica de especiarias para se colocar no leite dourado, mas além da cúrcuma, que o principal, os mais comuns são o gengibre, a canela, o mel e a pimenta-do-reino. Mas, também existem outras versões dessa bebida.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de leite de vaca ou vegetal
- 1 colher (chá) de cúrcuma
- 1/2 colher (chá) de canela
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 4 colheres (chá) de gengibre em pó
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de cardamomo em pó
Modo de preparo
- Em uma leiteira, coloque todos os ingredientes, menos a canela, e misture bem
- Leve ao fogo médio e mexa devagar até começar a ferver
- Deixe ferver por 1 minuto e apague o fogo
- Sirva com a canela por cima e aproveite enquanto está quente
Veja mais:
É melhor tomar o chá de cúrcuma pela manhã ou à noite? Descubra o horário ideal!
Overdose de cúrcuma: o que acontece com o corpo e como saber se você está exagerando no consumo do ingrediente