• Entrar
  • Cadastrar
Jundiaí recebe festival da cultura japonesa: gastronomia típica, shows, concurso de cosplay, oficinas e muito mais!

Jundiaí Matsuri 2024 acontecerá entre os dias 22 e 24 de março, no Parque da Uva.

O evento Jundiaí Matsuri contará com concurso de cosplay, com premiação em dinheiro e troféu para os três primeiros colocados.

A cidade de Jundiaí, na zona leste de São Paulo, será palco de um dos eventos mais completos que celebra a cultura japonesa: o Jundiaí Matsuri 2024. Essa é a oportunidade perfeita para aproveitar as expressões culturais do Japão, além de experimentar seus sabores autênticos na feira gastronômica.

A programação está recheada de atrações, incluindo shows musicais, danças folclóricas e apresentações de taikô, desfiles e concursos de cosplay, oficinas de artes tradicionais, como origami, kirigami e ikebana. Também será possível provar diversas delícias, como sushi, sashimi, yakissoba, tempurá entre outros.

O evento vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de março no Parque da Uva. Na sexta, o horário de funcionamento será das 17h às 22h, no sábado das 10h às 22h e no domingo das 10h às 20h.

O Jundiaí Matsuri tem entrada solidária, com 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. Quer saber tudo o que vai rolar? Veja mais detalhes abaixo!

Atrações culturais e artísticas

Os principais nomes e artistas da comunidade nikkei marcarão presença no festival, proporcionando ao público uma experiência única. Entre as principais atrações estão os shows musicais de artistas como Karen Ito, Joe Hirata, Serginho Tanigawa, Fabia & Norton Miasake, Jane Ashihara & Pamela Yuri, e Yuzo Akahori Band.

O Jundiaí Matsuri também trará shows de cultura pop japonesa com a Akatsuki Band, com os maiores sucessos dos animes, e o cantor Diogo Miyahara, que traz um vasto repertório de temas de seriados japoneses (Tokusatsu).

Outro destaque da festa são os tambores japoneses, conhecidos como taikô, com performances dos grupos Wadan Taiko Ensemble (Atibaia), Grupo Wakadaiko (Maringá), Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Campinas) e Grupo Houkou (Jundiaí).

Desfile e concurso de cosplay

O sábado (23) e o domingo (24) serão marcados por um empolgante desfile e concurso de cosplay, onde os participantes terão a chance de exibir suas melhores caracterizações inspiradas na cultura japonesa. A inscrição é gratuita e pode ser feita online, por meio de formulário de inscrição.

Os visitantes poderão aproveitar comidas típicas do Japão, como sushi e sashimi. 

Atrações para o público infantil

Para as crianças, o destaque da programação fica para o espetáculo do “Mago dos Balões”. O artista Luciano Takeda apresenta um show com técnicas avançadas para criar incríveis esculturas de balões que certamente vão encantar o público no domingo.

Exposições e oficinas gratuitas

A área de exposições e oficinas oferecerá atividades como ikebana, oshibana, mangá, bonsai, furoshiki e pixel art.

O Senac, apoiador do evento, também irá promover oficinas gratuitas, que proporcionarão aos participantes uma experiência prática e educativa. Com capacidade para 20 pessoas, as oficinas têm duração de aproximadamente uma hora, e as inscrições podem ser feitas no dia, no estande da instituição.

Sexta (22), às 19h30, os alunos aprenderão a fazer rolinho primavera e molho tarê. Já no sábado (23), os temas serão: tempurá, às 10h30; uramaki, hot holl e hossomaki, às 14h; e temaka e shari, às 16h30.

Gastronomia japonesa e além

Com duas praças de alimentação, o Jundiaí Matsuri contará com mais de 30 opções de pratos, incluindo mais de 20 comidas típicas japonesas, como yakisoba, guioza, temaki, poke, takoyaki, tempura, okonomiyaki, lámen, e outras receitas como torresmo de rolo, pastel, hambúrguer e joelho de porco. Bebidas e doces típicos também estarão disponíveis, atendendo a diversos paladares.

Segundo a organização, a diversidade busca agradar a todos os perfis de visitantes: aqueles que gostam da gastronomia japonesa e aqueles que gostam da cultura, mas não curte tanto os pratos típicos.

Veja mais:

Qual diferença entre udon e lámen, os dois pratos japoneses que estão fazendo sucesso no Brasil

Japa em casa: tudo que você precisa para fazer um jantar japonês

Temas relacionados