• Entrar
  • Cadastrar
Brasília recebe evento de artesanato com expositores de todo o país, oficinas, shows e mais

17º Salão do Artesanato acontece entre os dias 8 e 12 de maio, com entrada gratuita.

Evento reunirá mais de 40 mil peças feitas artesanalmente. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 8 e 12 de maio os moradores de Brasília terão a oportunidade especial de participarem do 17º Salão do Artesanato, um evento que reúne artesãos de todo o país, valorizando o trabalho manual e afetivo. E o melhor: a entrada é gratuita!

Realizado no Pátio Brasil Shopping, a feira contará com a representação dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal e suas comunidades artesãs, em um evento que mostra a grande diversidade da produção artesanal. É a chance perfeita para adquirir itens únicos para si mesmo ou para presentear. Ao todo, serão mais de 40 mil peças expostas.

O evento é realizado anualmente em Brasília e São Paulo e é um dos principais do país. Além da feira de artesanato, os participantes também contam com uma grande programação que conta com oficinas, shows e muito mais. Veja mais detalhes a seguir!

Principais atrações do 17º Salão do Artesanato

Confira os destaques da programação do 17º Salão do Artesanato:

Oficinas

São ensinadas técnicas artesanais de fácil aprendizagem, tanto voltadas para artesãos (troca de conhecimentos) quanto para o público em geral (oportunidade de desenvolver alguma habilidade). De maneira simples e com poucos recursos é possível até para leigos aprender a fazer enfeites, bijuterias, acessórios e utilitários artesanais de forma divertida e prática. As oficinas de qualificação para artesãos visam o aprimoramento e conhecimento de novas técnicas e a troca de informações entre eles.

Shows

Shows de música e danças típicas são apresentadas por grupos folclóricos, representando a cultura das 5 regiões brasileiras. Grupo Folclórico Canto da Mata (Bois de Parintins), Cururu e Siriri , Boi do Seu Teodoro, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Orquestra Alada Trovão da Mata, Tambor de Crioula e outros grupos folclóricos já encantaram os visitantes.

Apresentações culturais fazem parte da programação. (Foto: Divulgação)

Mestres Artesãos

A cada ano o evento dá destaque aos Mestres Artesãos reconhecidos em seus estados pela relevância de seu trabalho. Eles têm um espaço especial para mostrar suas técnicas, expor e comercializar suas peças e ainda oferecer ao público a oportunidade de vê-los trabalhando presencialmente. Os Mestres são escolhidos pelas coordenações estaduais do PAB nos estados e/ou pela curadoria da Rome. Conhecer suas histórias de vida e de como desenvolvem seu trabalho é um grande atrativo do evento

Ateliê dos Artesãos

Espaço destinado a expor peças de artesanato de cada estado brasileiro, selecionadas entre os artesãos expositores e com sistema de rodízio diário. As peças escolhidas para este espaço têm forte cunho cultural e permitem, a quem está visitando o evento, identificar características marcantes do estado na peça. É uma forma de dar ao visitante uma visão mais detalhada do artesanato de cada estado.

Veja mais:

Conheça a comida típica do Pantanal e os hábitos da culinária pantaneira

5 pratos típicos do nosso Brasil que vão te levar a sentir novas sensações

Temas relacionados