![Já comeu arroz negro? Conheça os benefícios do grão que ajuda a reduzir o colesterol e melhora a digestão](https://static.itdg.com.br/images/622-auto/b903a7a75eae60d4efe88fdc481d3283/arroz-negro-beneficios.jpg)
Rico em fibras, vitaminas e minerais, o arroz negro é o alimento perfeito para variar as opções da semana (Créditos: Shutterstock)
O arroz é um dos grãos mais consumidos ao redor do mundo, sendo o acompanhamento perfeito durante refeições como almoço e jantar e em alguns países, está presente até mesmo no café da manhã. Aqui no Brasil, a versão mais popular é o arroz branco, mas existem diferentes tipos de arroz, como o arroz negro, um alimento poderoso que oferece muitos benefícios à saúde.
Consumido há séculos em países como a China, Coreia e Japão, o arroz negro é conhecido pela quantidade de nutrientes, tendo mais fibras e proteínas do que o popular arroz branco. Além de contribuir para a saúde cardiovascular, esse alimento também ajuda a reduzir o colesterol e melhora a digestão. Ficou interessado? Então, confira a matéria completa para descobrir os principais benefícios e pegar algumas dicas de como incluir esse grão na sua alimentação.
Quais os benefícios do arroz negro?
Muitas pessoas optam por comer arroz negro devido ao seu perfil nutricional, sendo uma boa fonte de fibras e antioxidantes que apoiam a saúde. Rico em vitaminas do complexo B, minerais essenciais e vitamina A, consumir esse arroz regularmente pode melhorar diversos aspectos da sua saúde. Confira os principais benefícios:
Ajuda a reduzir o colesterol
As fibras solúveis presentes no arroz negro ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Consequentemente, contribui também para a saúde cardiovascular, prevenindo o surgimento de doenças cardíacas.
Melhora a digestão
Se você tem problemas de digestão, vale a pena experimentar esse alimento. A presença das fibras também ajuda a melhorar o processo de digestão. Além de promover uma melhora no trânsito intestinal, facilitam o processo digestivo e previnem a prisão de ventre.
Faz bem para a saúde do cérebro
Muitos dos nutrientes presentes nesse alimento são importantes para as funções cognitivas, como as antocianinas, que protegem as células cerebrais de danos causados pelos radicais livres. Além disso, também auxilia na melhora da memória e previne o surgimento de doenças.
Ajuda no controle de peso
Se você estiver em processo de emagrecimento, incluir o arroz negro na sua alimentação pode ser uma boa escolha. A alta concentração de fibras promove uma saciedade duradoura, ajudando a controlar o apetite e a evitar excessos. Além disso, a digestão lenta dessas fibras ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos ao longo do dia.
Formas de preparar e consumir o arroz negro
Com um sabor terroso e intenso, o arroz negro pode ser implementado em diversas receitas. O modo de preparo é o mesmo do arroz branco clássico e você pode servir como acompanhamento de pratos principais como carnes, aves, vegetais e peixes.
No entanto, ele também pode ser um ingrediente interessante no preparo de saladas, acrescentando mais textura ao prato. O arroz negro também fica uma delícia em risotos, sopas e até mesmo no sushi, dando uma cor e sabor diferenciado.
Veja mais:
14 receitas diferentes de arroz para variar o cardápio da semana
O que é arroz tipo 1, 2, 3, 4 e 5? Descubra a diferença entre eles e qual escolher!