• Entrar
  • Cadastrar
Influenciadora faz importante alerta sobre uso do micro-ondas após sofrer queimaduras e afetar a visão em acidente doméstico

Apesar de ser um utensílio sem chamas, o micro-ondas pode causar queimaduras e explosões. Entenda os perigos que o aparelho oferece e os cuidados necessários ao esquentar líquidos. 

Influenciadora faz importante alerta sobre uso do micro-ondas após sofrer queimaduras e afetar a visão em acidente doméstico

Influenciadora teve 70% do rosto queimado após acidente doméstico com micro-ondas. (créditos: Shutterstock/Reprodução: Instagram)

Quem tem micro-ondas sabe como o eletrodoméstico é uma verdadeira mão na roda na cozinha. Ele esquenta, assa, cozinha e até descongela alimentos e bebidas de um jeito prático e rápido. No entanto, mesmo parecendo um aparelho inofensivo, seu uso requer uma série de cuidados, inclusive quanto ao risco de queimaduras.

Foi o que aconteceu recentemente com a microempresária Fernanda Lopes. A moradora de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, teve 70% do rosto queimado após um grave acidente doméstico com micro-ondas. Segundo ela, após esquentar um copo de leite, o utensílio simplesmente explodiu e todo o líquido espirrou nos seus olhos, testa e nariz.

Entenda o que aconteceu com Fernanda e confira as principais dicas de segurança ao esquentar líquidos no micro-ondas.

Explosão de copo de leite causa queimaduras de segundo e terceiro grau em microempresária

Segundo Fernanda, o acidente aconteceu após ela esquentar um copo de leite no micro-ondas por apenas 1 minuto. “Eu sempre esquentei leite no micro-ondas. Na hora que eu tirei o copo, do nada ele explodiu na minha mão e o jato de leite veio pra cima na direção do meu rosto. Eu tive uma queimadura no meu rosto e em boa parte dos meus olhos”, explicou Fernanda em um vídeo no seu Instagram. Segundo a influenciadora, além das queimaduras de segundo e terceiro grau na pele, ela também teve queimaduras na retina, o que fez com que ela ficasse com a visão comprometida por um tempo.

Hoje, já quase 100% recuperada, Fernanda compartilha com seus mais de 20 mil seguidores a sua rotina de cuidados pós-acidente. A influenciadora também fez um alerta sobre os riscos em utilizar o eletrodoméstico, principalmente para quem for esquentar líquidos. "Prestem bastante atenção quando for colocar líquido para esquentar no micro-ondas. Sempre verificar a temperatura e a potência e esperar um tempo para abrir a porta do micro-ondas após o uso”, orienta a catarinense.

Pode aquecer líquidos no micro-ondas? Entenda o que causou a explosão do leite da Fernanda

O acidente de Fernanda chama atenção para os perigos de esquentar líquidos no micro-ondas. De fato, aquecer bebidas e molhos no eletrodoméstico pode causar explosões e queimaduras. Isso porque durante o processo, os líquidos atingem um estado de superaquecimento repentino, sem que dê tempo de formar bolhas na superfície. O problema é que todo líquido submetido a uma temperatura além do seu ponto de ebulição precisa formar bolhas de fervura para liberar calor.

No caso do leite da Fernanda, o que aconteceu é que ele foi aquecido a uma temperatura muito alta, mas a sua superfície permaneceu lisa e sem bolhas. Uma vez que ele estava fora do micro-ondas, ele entrou em estado de ebulição tardia e o líquido explodiu devido ao acúmulo de pressão. Em outra palavras, é como se as bolhas de fervura estivessem presas enquanto o leite estava no micro-ondas e, de repente, resolveram se soltar de uma só vez, fazendo com que o líquido transbordasse.

Cuidados necessários ao esquentar líquidos no micro-ondas

Para evitar que leite ou qualquer outro líquido exploda após ser aquecido no micro-ondas, o ideal é não esquentar por muito tempo. Um minuto é o limite, pois períodos longos fazem com que o líquido superaqueça demais, o que pode causar explosão. Assim como orientou Fernanda. não tire o líquido do micro-ondas assim que o tempo acabar. Deixe ele dentro do aparelho com a porta fechada por alguns minutos para que a temperatura diminua gradativamente e o líquido. Essa atitude reduz em praticamente 100% o risco de explosões que podem queimaduras em quem estiver por perto.

Para reforçar os cuidados ao esquentar líquidos no micro-ondas, use sempre recipientes abertos e com boca larga (tigela ou pote são ótimas opções). Nunca esquente o líquido novamente após o primeiro aquecimento. Sabe o esquema do só mais 30 segundos? Nesse caso pode dar muito errado. Esquente apenas uma vez e se não ficou quente como você queria, tente aquecer no fogão.

Veja também:

É por isso que o micro-ondas recomenda inserir uma colher para aquecer líquidos
O que não esquentar no micro-ondas: veja 8 alimentos proibidos

Temas relacionados