O micro-ondas é um eletrodoméstico obrigatório para muitas famílias por conta da sua praticidade e eficiência. Dá para fazer pipoca, brigadeiro, aquecer refeições, descongelar alimentos e muito mais. Só que para aproveitar o aparelho da melhor forma, é importante saber como utilizar o micro-ondas com segurança.
Você já deve imaginar que alguns materiais não devem ser utilizados no micro-ondas, sob risco de acidentes graves, mas ainda existem muitas dúvidas. Para você não correr riscos, o TudoGostoso explica o que não fazer com seu micro-ondas. Veja!
Com os cuidados adequados, usar o micro-ondas não é perigoso
Não esquente metais no micro-ondas
Essa já é uma informação bastante difundida, mas vale a pena reforçar: itens de metal não devem ser esquentados no micro-ondas porque esse material, em contato com as ondas eletromagnéticas, geram faíscas que podem culminar em explosão e até incêndio. Portanto, talheres, formas e embalagens de marmita, por exemplo, estão proibidas.
A atenção deve ser ainda maior para objetos que contenham metal em pequenos detalhes, que podem passar despercebidos. Um exemplo é o resíduo do lacre de embalagens de manteiga ou requeijão. Um pequeno pedaço já é capaz de causar acidente, então tenha cautela!
Tenha cuidado ao aquecer líquidos
É permitido aquecer líquidos no micro-ondas, desde que você tenha muita atenção. A temperatura interna do aparelho é muito alta e pode superaquecer a água, por exemplo, sem gerar bolhas.
Com isso, qualquer agitação na água superaquecida pode fazer com que ela entre em ebulição. Esse processo faz com que o líquido se transforme em vapor muito rapidamente, o que pode gerar uma pequena explosão capaz de machucar quem está manuseando o recipiente.
Por isso, evite aquecer líquidos por mais de um minuto e nunca leve o copo ou xícara perto do rosto assim que saírem do micro-ondas.
Use apenas embalagens próprias para micro-ondas
É consenso entre a comunidade médica que os recipientes mais adequados para o micro-ondas são os de vidro ou cerâmica. Esses materiais garantem segurança à nossa saúde, enquanto materiais como plástico podem liberar substâncias potencialmente cancerígenas quando elevados às altas temperaturas,
Existem as embalagens de plástico livres de BPA (Bisfenol A, Ftalatos e Dioxinas) que também podem ir ao micro-ondas, segundo os fabricantes. Mas se puder escolher, o vidro temperado e a cerâmica são sempre preferíveis.
É importante reforçar que o micro-ondas não dá câncer. A radiação soltada pelo aparelho tem níveis seguros para a saúde. Portanto, esquentar alimentos corretamente ou mesmo assistir o aparelho em funcionamento não traz perigo.
Não esquente alimentos proibidos
Alguns alimentos não devem ir ao micro-ondas por conta do risco de explosão. É o caso do ovo, da batata inteira e dos embutidos, como linguiça. A explicação é simples: todos esses alimentos possuem cascas ou películas rígidas que atuam como bloqueadores de vapor.
Como o aquecimento no micro-ondas é feito de dentro para fora, há a possibilidade deles explodirem em determinado momento. Para contornar, compre acessórios próprios para cozinhar ovo no micro-ondas. Para as batatas ou outros alimentos da mesma natureza, basta fazer furos em sua superfície para que vapor tenha por onde escapar.
Dica bônus: aprenda a tirar o cheiro de queimado do micro-ondas
Para finalizar a limpeza do micro-ondas, passe um pano seco
Até aqui deu para perceber que não é perigoso usar micro-ondas, desde que você tome os cuidados necessários. Mas caso as coisas saiam um pouco do controle e você queime um alimento, saiba que existem algumas misturas caseiras que ajudam a tirar o cheiro de queimado do micro-ondas.
Uma delas é a combinação de um copo de água com suco de um limão espremido. Coloque a mistura em um recipiente e leve ao micro-ondas por três minutos. Quando o tempo acabar, mantenha o aparelho fechado por mais três minutos. Esse tempo é importante para soltar partículas agarradas e eliminar cheiros. Em seguida, limpe o interior com esponja e detergente e finalize com um pano seco.
Outras substâncias podem substituir o limão, como vinagre e café. Para o primeiro, a proporção é de meia xícara de água para quatro colheres de sopa de vinagre. O segundo consiste em meia xícara de água para três colheres de sopa de pó de café. O passo a passo é o mesmo citado acima.
Veja mais: