• Entrar
  • Cadastrar
É por isso que o micro-ondas recomenda inserir uma colher para aquecer líquidos

Ao contrário do que muita gente pensa, você pode esquentar água no micro-ondas em segurança usando um truque simples

Algo simples como uma colher ajuda você a esquentar água no micro-ondas em segurança (Créditos: Shutterstock)

Quando falamos sobre os ingredientes que não podemos esquentar no micro-ondas sempre os mesmos vêm à tona: nada de ovo ou água! Mas a verdade é que com alguns cuidados e truques vitais dá até para cozinhar ovo no micro-ondas e ferver água no aparelho sem causar explosões, sujeira ou machucados. No caso de água e de líquidos similares como caldos e até molhos, o truque para evitar um desastre na cozinha é um simples utensílio: uma colher. Sim, só isso! Mas será que serve qualquer uma ou precisa de algum material especial? Essa e outras dúvidas você tira agora no TudoGostoso. Descubra porque até manuais de micro-ondas recomendam inserir uma colher para aquecer líquidos.

Qual o problema de aquecer líquidos no micro-ondas?

Por incrível que pareça, é mais perigoso aquecer um simples copo ou xícara com líquidos como água, café, chá, suco ou caldo do que colocar metal no micro-ondas. Alguns manuais de instruções de fabricantes até indicam que pode colocar um pedaço pequeno de papel-alumínio para proteger uma parte do alimento se estiver longe das paredes. Mas quando mencionam os líquidos, os alertas são até maiores. Nada de gargalo estreito, esquentar por muito tempo e tirar assim que acabar o tempo.

O problema, e perigo potencial, é que os líquidos podem ser aquecidos no micro-ondas acima do ponto de ebulição sem que percebamos porque as bolhas não conseguem “sair”. Esse processo então pode acontecer só depois de tirarmos do aparelho e o líquido é balançado ou mexido, o que é chamado de ebulição tardia. Como consequência, o líquido quente pode transbordar ou espirrar, com riscos sérios de queimadura para quem estiver por perto. Por isso, quem quiser ferver uma água ou mesmo esquentar uma sopa no micro-ondas precisa seguir à risca algumas instruções que dão mais segurança ao procedimento.

Como esquentar água no micro-ondas com segurança usando uma colher?

Para esquentar líquidos no micro-ondas com segurança, os fabricantes recomendam usar um recipiente aberto e com boca larga (uma tigela ou caneca em vez de uma garrafa ou pote fechado). Primeiro deve mexer levemente o líquido, deixando a colher dentro e aquecendo com ela, sempre no centro do prato do aparelho. Quando o tempo acabar, é recomendado esperar entre 20 a 30 segundos antes de tirar do aparelho e voltar a mexer cuidadosamente com a colher. E qual o papel da colher nesse método? Simples, ela “atrai” as bolhas.

Você já deve ter colocado uma colher em uma panela de água fervente ou então um canudo em um copo com bebida e visto as bolhas “grudarem” no utensílio. O que acontece com a água no micro-ondas é bem parecido. Em um recipiente todo liso, as bolhas não conseguem achar irregularidades para estourar quando devem, o que causa a explosão atrasada. Só de usar uma superfície irregular, com arranhões antigos ou um desenho diferente com quintas e curvas você consegue um resultado similar. Mas como nem sempre dá para saber se vai funcionar sozinho, a colher é uma boa rede de segurança.

Pode usar qualquer colher no micro-ondas?

Não exatamente. O mais indicado é usar uma colher de madeira, cerâmica ou outro material mais seguro para o micro-ondas. Não precisa nem ao menos ser uma colher, um palito de sorvete ou similar também serve. Mas e as colheres de metal? É aqui que as opiniões divergem. O mais seguro é sempre evitar qualquer item de metal dentro do micro-ondas, até mesmo um prato com pequeno detalhe metalizado pode gerar problemas. Mas, em teoria, segundo especialistas e até alguns manuais de fabricação, é possível usar uma colher de metal para esquentar água e líquidos no micro-ondas.

O motivo para isso é porque o problema do metal no aparelho é quando está exposto, próximo das paredes do equipamento e tem partes pontiagudas que “atraem” as micro-ondas e podem gerar aquelas faíscas assustadoras. Uma colher arredondada, imersa na água dentro de outro recipiente bem no centro de tudo tem bem menos chances de criar faíscas. Dito isso, por via das dúvidas o mais seguro sempre vai ser dar preferência a usar colheres sem metal, viu?

Veja mais:
Isopor no micro-ondas? Descubra como esquentar a marmita de forma segura no eletrodoméstico
Tem que tampar a comida no micro-ondas? Descubra a resposta e pare de errar na hora de esquentar os alimentos
Como limpar o micro-ondas de forma fácil e rápida

Temas relacionados