Deixe seu almoço mais gostoso com essa deliciosa receita de fritada!
Fritada, mas também pode chamar de frittata: uma receita típica das terras italianas e que vai conquistar um espacinho no seu cardápio do almoço — ou até do lanche! Remetendo à clássica receita de tortilla da Espanha, a fritada nada mais é do que uma espécie de omelete feita à base de batata e cebola, na qual esses simples ingredientes garantem uma consistência deliciosa e saborosa quando somadas ao ovo.
O melhor de tudo é que você precisa apenas de 5 ingredientes básicos que você tem aí, na sua casa, para fazer essa maravilha. Começando na frigideira e tendo seu gran finale no forno — algo que a diferencia da tortilla, que é feita apenas no fogo —, vem conferir como fazer mais essa receita deliciosa e prática com ovo:
A fritada, além de render bastante, é uma ótima opção tanto para o almoço, quanto para o lanche.
Ingredientes
2 batatas
1 cebola
5 ovos
1/4 xícara de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
Antes de mais nada, vale a pena relembrar que a receita começa na frigideira e é finalizada no forno. Por isso, se a sua frigideira não for própria para ir ao forno, não se preocupe: você pode começar fazendo na frigideira normal e, no momento necessário, passar para o refratário que vai ao forno. Pode deixar que vamos te explicar direitinho!
Com ingredientes bem simples você pode fazer uma frittata saborosa e digna de muitos elogios!
Modo de preparo
Para fazer a fritada é bem simples! Comece lavando as batatas e, logo após, descascando-as — reaproveite as cascas para fazer deliciosas receitas. Em seguida, com o auxílio de uma mandolina, descascador de legumes ou faca, faça rodelas finas de batata — mas com cuidado para não se machucar, hein!? Reserve as batatas.
Agora, corte as cebolas: faça rodelas em formato meia-lua não muito finas e nem muito grossas. Reserve-as em seguida.
Em uma frigideira em fogo médio, coloque o azeite e espalhe as rodelas de batata. Com o auxílio da espátula, mexa bem as batatas para que todas possam ficar bem besuntadas com o azeite e deixe ali por cerca de 5 minutos.
Em seguida, adicione a cebola, misture muito bem e deixe fritar até que a batata cozinhe, ficando com uma consistência macia, e a cebola fique douradinha. Mas lembre-se de ir mexendo de vez em quando para não queimar.
Enquanto nossa mistura está na frigideira, quebre os ovos em um recipiente e, com um auxílio de um garfo, bata-os muito bem até a gema e a clara estarem completamente misturadas. Polvilhe sal e pimenta-do-reino a gosto, mexa e reserve em seguida.
Batatas cozidas e cebolas fritinhas, despeje os ovos bem batidos sobre elas. Mas, se a sua frigideira não puder ir ao forno, transfira a mistura da frigideira para o refratário e, aí sim, despeje os ovos sobre a mistura.
Se desejar, espalhe mais uma pitade de pimenta-do-reino por cima e demais temperos que desejar: vale manjericão, orégano, salsinha, cebolinha, ou até mesmo queijo ralado ou pedaços de presunto, tomate, calabresa ou bacon fritos.
Em seguida, basta levar a frigideira (ou o refratário) ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 10 a 15 minutos, e prontinho: já pode tirar sua fritada do forno e servi-la!
Com uma receita simples, prática e deliciosa dessas, com certeza a fritada vai ser sucesso nos seus almoços. Bom apetite!
Solte a criatividade e incremente a sua fritada e deixa-a ainda mais gostosa com temperos e ingredientes de sua preferência.