Na última sexta-feira (03), diversos bairros da Grande São Paulo sofreram falta de luz por causa das chuvas torrenciais que atingiram a cidade. Desde então, ainda há cerca de 200 mil pessoas sem luz nesta terça-feira (07). A falta de energia está causando prejuízo não só nas residências como nos comércios também. A previsão é de retorno da luz elétrica até as 17h do dia de hoje.
Infelizmente, esse é um episódio que tem se repetido com frequência em diversos estados do Brasil, principalmente nos últimos anos. Por isso, é preciso estar sempre preparado para qualquer potencial desastre para tentar minimizar os estragos em casa. Hoje, o TudoGostoso vai dar dicas para sobreviver a um apagão com o menor prejuízo possível. Confira!
Como sobreviver um apagão: dicas práticas para estar sempre preparado para um blecaute
1. Compre gelo
1. Compre gelo
A primeira coisa que você deve fazer se você está sem luz há muito tempo é comprar gelo. É ele que vai salvar suas comidas, principalmente as que estão na geladeira porque elas estragam mais rápido. O ideal é colocar o gelo em uma caixa de isopor que tenha tampa, forrando o fundo e colocando os alimentos por cima (em potes ou embalados). Se você não tiver caixa de isopor, coloque o gelo dentro da geladeira ou do congelador mesmo.
2. Compre água mineral
2. Compre água mineral
Quando falta luz por muito tempo, a água também começa a faltar, principalmente em prédios. Isso acontece porque não há energia elétrica para bombear a água que vem da rua até a caixa d’água. Sendo assim, abasteça água mineral na sua casa. Lembre-se também de economizar água nos demais serviços domésticos. Tome banhos curtos.
3. Cozinhe tudo que for possível
3. Cozinhe tudo que for possível
Todos os alimentos que estiverem crus na sua geladeira e congelador devem ser temperados e cozidos o quanto antes para não estragar e acabar causando prejuízo. Nesse momento, é muito provável que você também esteja sem água, então lembre-se de usar a água mineral para qualquer preparo de alimentos que você for fazer.
Porém, é importante ressaltar que a validade das comidas fora da geladeira, mesmo cozidas, é muito pequena e é por isso que existe a necessidade de ter gelo em casa. Antes de comer qualquer coisa, repare no odor, na textura e, por fim, no sabor. Se, ao provar, você sentir um leve sabor de azedo, descarte imediatamente.
4. Utilize o menor número de louças
4. Utilize o menor número de louças
Como mencionamos anteriormente, é muito provável que você também fique sem água. Por isso, procure preparar receitas de uma panela só, que usa poucos utensílios, para você gastar a menor quantidade de água possível na hora de lavar a louça.
Se for necessário, compre pratos e talheres descartáveis. Sabemos que não é a melhor opção para o meio-ambiente, mas em momentos de calamidade, vai ser uma mão na roda. Os melhores são os de papel, porque se degradam mais rapidamente.
5. Sempre tenha velas em casa
5. Sempre tenha velas em casa
Se o apagão estiver durante muitos dias em uma região muito grande, pode ter certeza que uma das primeiras coisas que vai acabar nos supermercados são as velas. Sendo assim, o ideal é que você sempre tenha um abastecimento significativo de velas em casa. Mesmo que você acredite que não vai precisar, que nunca falta luz por muito tempo na sua região, é melhor prevenir do que remediar!
6. Tenha sempre comida enlatada
6. Tenha sempre comida enlatada
Uma das coisas que pode salvar sua vida em momentos de apagão prolongado são as comidas enlatadas, já que elas possuem validade de prateleira muito grande e vêm em poucas quantidades, podendo ser usada aos poucos. Atum, milho, grão-de-bico, sardinha, salsicha e até feijão enlatados são ótimas opções para ter na dispensa de casa.
7. Seu fogão é elétrico? Tenha um cooktop à gás de uma boca só
7. Seu fogão é elétrico? Tenha um cooktop à gás de uma boca só
Se o seu fogão depende exclusivamente de energia elétrica para funcionar, você pode estar em apuros. Para que você não passe por nenhum sufoco, pense em adquirir um pequeno fogão cooktop à gás de uma boca só. Eles são normalmente quadrados, compactos, e que muitos influenciadores usam nos vídeos para preparar receitas.
8. Invista em baterias de energia solar
8. Invista em baterias de energia solar
Sabe aqueles powerbank para carregar celular que a gente carrega na mochila? Pois é, existem alguns modelos que não precisam ser recarregados usando energia elétrica e usam apenas a energia solar para isso. Legal, né? Eles costumam ter um preço maior, mas vale a pena investir para ocasiões como essa, evitando que você fique sem conseguir se comunicar com amigos e familiares, ou até mesmo ligar para os bombeiros e polícia em caso de emergência.