• Entrar
  • Cadastrar
Café vai continuar caro em 2025? TudoGostoso explica aumento absurdo no preço e o que esperar para o próximo ano
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Preparem os bolsos porque as notícias não são boas para os amantes do cafezinho

Café vai continuar caro em 2025? TudoGostoso explica aumento absurdo no preço e o que esperar para o próximo ano

Entenda o aumento no preço do café e qual a tendência para o ano 2025, segundo especialistas (Créditos: Shutterstock)

Se você, assim como a maioria dos brasileiros, não dispensa um cafezinho de manhã ou de tarde, sabe que o preço do ingrediente tem disparado cada vez mais nos supermercados. Enquanto começamos a ter esperanças sobre uma queda no preço do azeite de oliva, a notícia não é tão positiva para o querido cafezinho.

De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado na última terça-feira (10), o o preço café teve um aumento de 33% no acumulado dos últimos 12 meses, e tende a continuar aumentando em 2025. Atualmente, o quilo do café está em cerca de R$48,57, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Vamos combinar que é um preço altíssimo para a bebida mais consumida no Brasil depois da água. Em janeiro, o preço do quilo girava em torno de R$35,09.

Por que o café está cada vez mais caro?

O preço do café disparou nos últimos anos por conta de uma série de fatores, mas, principalmente, por causa das mudanças climáticas, que ocasionaram seca e calor extremos, além da geada. Por ser uma planta sensível, o calor e a seca geraram um estresse para ela, que necessitou abortar os frutos para sobreviver. Para piorar, o cenário climático não tende a melhorar em 2025, o que continuará contribuindo para uma queda na produção do café.

Outro fator muito importante é que, mesmo com o aumento do preço, o consumo do café continua crescendo tanto no Brasil, quanto no mundo. Por conta da lei de oferta e procura, o preço aumenta para tentar equilibrar o mercado. Como o consumo em outros países também aumentou, a exportação é priorizada porque gera um lucro maior, o que acaba afetando o preço interno também.

Como economizar na hora de comprar café?

Para você conseguir economizar na hora de comprar café, o ideal é ficar de olho nas promoções dos supermercados. Além disso, se a sua família é pequena, o ideal é fazer quantidades pequenas de café por vez, para evitar o desperdício com café sendo jogado fora. Afinal, café requentado é uó, né?

Veja mais:

Quanta cafeína é demais para o coração? As evidências mais recentes sobre o efeito do café na saúde cardiovascular

Temas relacionados