• Entrar
  • Cadastrar
O que é flat white? TudoGostoso ensina como fazer a bebida homenageada pelo Google

Descubra tudo sobre a bebida que virou doodle do Google e é a homenagem do dia 11 de março

TudoGostoso explica o que é flat white, a bebida homenageada pelo Google (Créditos: Shutterstock/Reprodução Google)

Neste dia 11 de março, o Google colocou um doodle na barra de pesquisa homenageando o flat white, uma bebida à base de café espresso que é queridinha no mundo todo. Porém, no Brasil, ela está ganhando popularidade apenas agora, e isso faz com que muitas pessoas se perguntem: o que é flat white? E é isso que o TudoGostoso vai responder hoje, além de ensinar como fazer a bebida aí na sua casa. Confira!

O que é flat white?

O flat white é uma bebida composta por uma dose de café espresso coberta por leite vaporizado e, muitas vezes, finalizado com uma fina camada de espuma de leite. Ele é normalmente servido numa xícara de até 165ml. Quando bem feito, o flat white possui uma textura aveludada e levemente cremosa.

Qual a origem do flat white?

Bom, é bem difícil dizer qual a origem do flat white, já que tanto a Nova Zelândia quanto a Austrália dizem ser as criadoras da bebida lá na década de 1980. Existem muitas histórias diferentes sobre a criação da bebida, mas é muito provável que o flat white como conhecemos hoje tenha sido uma evolução de bebidas originárias desses dois países.

Qual a diferença entre o flat white e o latte?

Para quem gosta de café e tem o costume de frequentar cafeterias, uma dúvida muito simples surge: ué, qual a diferença entre o flat white e o café latte?

Apesar de ambos serem feitos de café (espresso) com leite, a diferença mesmo está na proporção entre café e leite. Como a gente explicou antes, o flat white é servido em uma quantidade pequena, de até 165ml. Em contrapartida, o café latte é servido em copos bem maiores, e a quantidade de leite também é muito maior.

Ou seja, no flat white, o sabor do espresso é mais presente e ele também é mais forte, enquanto o café fica mais diluído no latte.

Como fazer flat white?

Para fazer o flat white em casa, você irá precisar de uma cafeteira que faça café espresso e faça leite vaporizado. Assim, basta fazer 40 ml de café espresso e aquecer 90 ml de leite na ponta da varinha do leite vaporizado. Quando ele estiver com uma espuma bem fina, despeje o leite por cima do café espresso.

Caso você não tenha essa máquina em casa, você pode aquecer o leite em fogo baixo usando um mixer bem leve e preparar um café coado bem forte. Quando o leite estiver quente e com uma leve espuma, despeje por cima do café coado concentrado.

No Brasil, qual o equivalente do flat white?

No Brasil, existem várias maneiras diferentes de tomar o clássico café: tem o espresso, o cafezinho, o café longo, a média, o pingado… São muitas opções e um vocabulário que só os verdadeiros frequentadores das padarias e lanchonetes de bairro conhecem.

Entre as opções mais famosas, a média é a que mais chega perto do flat white: ela consiste de metade café e metade leite, embora o café não seja espresso e, sim, coado.

Veja mais:

Criança pode tomar café? Efeitos no público infantil são surpreendentes!
Como fazer creme de café caseiro melhor que de cafeteria: o segredo de barista

Temas relacionados