A ExpoCeviche está chegando à capital paulista em sua 11ª edição para a felicidade dos amantes da gastronomia e cultura peruanas no Brasil. Serão mais de 30 expositores no CEE Salim Farah Maluf (Parque da Mooca) de 11h às 18h30 do dia 1 de outubro. Além de restaurantes tradicionais e chefs renomados, o evento terá apresentações culturais, doces, barracas de artesanato e muito mais.
O objetivo do evento é difundir ainda mais a cultura peruana e promover a sua rica e saborosa culinária, popularizando principalmente o ceviche. Após a edição do Rio de Janeiro ter registrado mais de 15 mil pessoas, as expectativas para a edição paulista são ainda maiores.
“Foi aqui [em São Paulo] que a culinária peruana encontrou espaço para ser apreciada pelos brasileiros. Nesta edição, teremos grandes destaques como as batatas nativas coloridas, trazidas especialmente para a degustação pelos paulistas”, complementa Oscar Vasquez Solis, chef peruano que há dez anos organiza a ExpoCeviche.
Comidas peruanas
Diversos chefs da gastronomia peruana marcarão presença no evento. Os visitantes vão poder experimentar os pratos mais tradicionais do Peru, como o próprio ceviche — prato à base de peixe cru marinado no limão — que também será servido nas versões veganas e vegetarianas.
A lista de delícias continua: será possível provar as papas nativas coloridas — batatas peruanas coloridas trazidas pelo expositor Huerto Peruano; e os pratos dos principais restaurantes peruanos de São Paulo como:
Choros a la Chalaca - aperitivo com mexilhões;
Causa Rellena - com batata, pimenta amarela picada, suco de limão, ovo cozido e pode ser feita com peixe ou frango;
Arroz de Mariscos;
Anticuchos - espetinhos de coração bovino;
Tiraditos - peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante;
Lomo Saltado - filé mignon molho de cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre salteado em alta temperatura-Wok;
Tamales - feitos com farinha de milho;
Diversos restaurantes tradicionais estarão presentes com seus estandes, como o Rinconcito Peruano, Rancho dos Peruanos,Quinoa Restobar, Q´Ceviche, Sea Mooca, Cantón, É do Perú, Beef Makers, Brilho das Artes, El Mercadito, Punto Peruano, Piscis, Q’Chicha, Sazón, Tambo, Beef Makers e Sazón.
Sobremesas e bebidas peruanas
É do #temadoce? As sobremesas peruanas mais conhecidas também estarão representadas no evento, como o suspiro limeño, alfajores e picarones — tradicionais rosquinhas peruanas.
Para se refrescar, também terá as bebidas mais degustadas como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco Sour (com pisco, limão, clara de ovo), Chilcanos (drink com Pisco e Gengibre), Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña.
Programação cultural
A 11ª edição da ExpoCeviche, em São Paulo, também vai contar com uma programação cultural especial. O público poderá conhecer a cultura e o artesanato do Peru, apresentações artísticas de cumbia e salsa, música afroperuano, danças folclóricas, shows e muito mais. Veja a programação completa, que tem entrada gratuita:
11h – DJ Miguel
12h30 – Solenidade de Abertura
13h10 – Apresentação Marinera de Lima
13h40 – Apresentação Marinera Norteña
14h00 – Tributo a Lucila Campos com sua filha Zoila, que vem especialmente do Peru para o evento acompanhada dos músicos peruanos Javier Gambirazio e Aldair Navarro em show com o Grupo Musical Fina Estampa (vocalista e percussão Oscar Vasquez Solis)
15h40 – Apresentação de Danças Huayno
16h – Apresentação da Cantora Celina
17h – Grupo La Clave Salsa
18h30 – Encerramento
(nos intervalos, haverá música com DJ Miguel)
Veja mais:
Comida peruana: confira 4 pratos típicos do país
Prepare o MELHOR ceviche da sua VIDA usando um ingrediente barato e que você já tem em casa