
Você precisa experimentar a fruta mais doce do mundo! (Créditos: Shutterstock)
Imagine morder um pedaço de limão e, em vez de fazer careta, sentir um sabor doce, quase como uma limonada adoçada naturalmente. Parece mágica, mas é tudo graças a uma frutinha curiosa!
Considerada a fruta mais doce do mundo, não por seu sabor natural, mas pelo efeito que causa no paladar, ela tem a incrível capacidade de alterar temporariamente nossas papilas gustativas, adicionando um sabor doce nos mais variados alimentos. Venha descobrir qual é a fruta!
A fruta mais doce do mundo
A fruta mais doce do mundo é a fruta milagrosa (Synsepalum dulcificum), não porque ela tenha um alto teor de açúcar, mas porque contém uma proteína chamada miraculina, que muda temporariamente a forma como percebemos o sabor. Quando você consome essa fruta, a miraculina se liga às papilas gustativas e faz com que alimentos ácidos ou azedos, como limão ou vinagre, pareçam doces por até 30 minutos.
Popular entre chefs e amantes da gastronomia experimental, essa fruta virou tendência em degustações sensoriais, onde as pessoas exploram os sabores de forma totalmente nova. No Brasil, ela pode ser conhecida como curuba-do-mel ou até mesmo levar a nome da substância miraculina.
Como a miraculina muda os sabores
A miraculina é uma proteína encontrada na fruta milagrosa, que tem um efeito curioso e temporário sobre o nosso paladar: ela faz com que que alimentos azedos e ácidos pareçam doces. Ela se liga aos receptores de sabor doce na língua, mas não os ativa imediatamente em condições normais, como quando você está comendo algo neutro, como um arroz por exemplo.
Já quando você consome algo ácido ou azedo, como limão ou vinagre, o pH da boca muda. Essa acidez altera a estrutura da miraculina, que então ativa os receptores de doçura. O cérebro interpreta o sabor ácido como doce. Um limão, por exemplo, passa a ter gosto de limonada açucarada. Esse efeito dura de 15 a 60 minutos, dependendo da quantidade consumida e do pH dos alimentos ingeridos depois.
Veja mais
Faço low carb e aprendi a fazer essa tostata de berinjela com uma nutricionista: "Fica fininha e crocante e com recheio cremoso"
Sou pediatra de Harvard e garanto: "Poucas crianças comem esse alimento tão essencial na dieta infantil"
Pouca gente conhece esse truque caseiro que mistura detergente com casca de ovo triturada (sua louça ficará fabulosa!)