Com a chegada dos meses de Junho, Julho e até Agosto, somos invadidos por festas juninasde todos os tipos. E com elas, é claro, vem uma das melhores partes que são as receitas e pratos típicos. Pensando nisso, o TudoGostoso te ensina um preparo que vai transformar a sua hora do almoço ou jantar em um verdadeiro arraiá. Confira como fazer essa receita de escondidinho de pamonha e traga mais sabor à mesa de um jeito superfácil e diferente do que estamos acostumados.
Receita de escondidinho de pamonha
Ingredientes
Recheio
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 fio de azeite
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 300 g de carne-seca dessalgada e desfiada
- 2 colheres (sopa) cheias de molho de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Temperos a gosto
Creme de paçoca
- 3 latas de milho-verde ou 3 espigas de milho-verde
- 1 e 1/2 xícara de leite
- 2 xícaras de queijo ralado - preferência queijo coalho
Modo de preparo
Comece decidindo se você vai usar milho em lata ou milho em espiga. Se for o em lata, você precisa drenar a água que, normalmente, vem dentro da conserva. Com ele seco, reserve para fazer a massa da pamonha. Agora, se você escolher o milho em espiga, separe os melhores e, com uma faca afiada, passe por toda a espiga e retire o milho todo. Sendo o de lata ou o de espiga, com os grãos de milho separados, reserve e parta para fazer o recheio da receita.
Em uma panela grande, coloque a manteiga e o fio de azeite e deixe esquentar bem. Coloque a cebola picada e o alho amassado ou picado. Com uma colher, vá mexendo e deixando o alho e a cebola dourar bem. Junte a carne-seca dessalgada e desfiada, mexendo bem. Logo depois, junte os temperos e o molho de tomate e mexa bem. Com a carne-seca dourada e cozida, desligue o fogo e espere amornar um pouco. Enquanto isso, separe o liquidificador para preparar a massa da pamonha.
No liquidificador, coloque o milho e o leite e bata bem até virar um creme homogêneo. Você pode colocar uma pitada de sal e uma colher de manteiga nesse preparo também. Depois, passe esse líquido em uma peneira, se desejar e coloque a mistura em uma panela para cozinhar por alguns minutos. Com o recheio e a massa de pamonha prontos, vamos para a montagem.
Em um recipiente que possa ir ao forno, coloque uma camada da massa de pamonha no fundo. Por cima, coloque a carne-seca e um pouco do queijo. Finalize com mais uma camada de pamonha e o resto do queijo. Leve ao forno a 180° C por 15 minutos ou até dourar o queijo. Sirva quente!
Veja mais:
Milho assado na airfryer: veja como fazer essa receita prática
Bolo de milho de lata para você incrementar a hora do café