Crocante com um leve sabor amargo: a endívia pode tornar seus pratos saborosos, atrantes e muito nutritivos!
Esta é a endívia, uma hortaliça belga pertencente a família da chicória. Famosa por conter baixas calorias, um gosto levemente amargo e uma textura crocante, a endívia se trata de uma verdura muito folhosa, com folhas bem fechadinhas que acabam lhe dando um formato afunilado, muito parecido ao de uma espiga de milho. Rica em nutrientes, ela também é conhecida por sua "ação depurativa", capaz de realizar uma boa limpeza no organismo.
Na hora das compras, recomenda-se olhar sempre se as folhas exteriores não estão com manchas escuras. Procure escolher as que estão fechadas, com as folhas cor verde claro limpas e com aspecto saudável, de forma com que elas deixem seus pratos não só atraentes, como deliciosos!
Quer dar uma variada no cardápio e saborear uma hortaliça diferente e incrível? Então venha conhecer as qualidades dessa verdura que irá cair bem em muitas receitas saborosas!
Fonte de nutrientes
A endívia é rica em vitamina C; vitamina A - ótima para a saúde da pele e dos olhos; além de vitaminas do complexo B, que contribuem para o processo digestivo na metabolização dos carboidratos. Importantes minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo também estão presentes nessa verdura, tornando-a uma boa opção para quem quer investir em uma alimentação saudável.
Amiga do fígado e da boa digestão
Devido ao seu sabor amargo, muitos podem conhecer a endívia como "amiga do fígado" pelo fato do amargo agir sobre a vesícula biliar. estimulando-a. Consequentemente, isso otimiza o processo digestivo, além de favorecer a absorção dos nutrientes.
Com um formato semelhante ao de uma espiga de milho, a endívia é alongada com folhas bem fechadas.
Fluxo intestinal às mil maravilhas
Assim como o TudoGostoso já te contou, as fibras são boas aliadas quando o assunto é investir em alimentos que evitem a sensação de constipação, não é mesmo? A endívia é um dos alimentos que contribuem para mandar para longe aquele mal estar causado pelo "intestino preso", sendo rica em fibras, e, portanto, uma ótima solução!
Ação diurética
Também podemos associar essa ação à "ação depurativa". Além de "limpar" o sistema digestivo, a endívia também é capaz de purificar os rins, auxiliando o seu pleno funcionamento.
Função antioxidante no combate a doenças
Os antioxidantes são grandes amigos na prevenção de doenças. Por serem responsáveis por eliminar os radicais livres - substâncias que podem prejudicar as células -, eles podem evitar muitas doenças cardiovasculares, além de ajudar a prevenir o câncer digestivo.
Aliada das dietas
Baixas calorias e a riqueza de fibras tornam a endívia ainda mais interessante para quem está seguindo uma dieta! Isso porque as fibras permitem que você garanta a sensação de saciedade, evitando que dê aquela "beliscada" em outras comidas ao longo do dia. Vale reforçar que o bom fluxo intestinal também contribui para a perda de peso.
Controle do colesterol
A endívia é uma boa opção para quem quer controlar a taxa de colesterol no sangue, contribuindo para reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) ao exercer sua "ação depurativa", eliminando toxinas presentes na corrente sanguínea.
Solte a criatividade e faça a endívia de diferentes formas: grelhada, refogada, recheada... Todas deliciosas!
Onde posso utilizar a endívia?
Não se engane: o leve sabor amargo só contribui para deixar a endívia ainda mais saborosa! Essa delícia fica uma maravilha quando inclusa em coloridas saladas, irresistível quando gratinada e incrível quando recheada. Você também pode combiná-la com outros ingredientes, que vão desde endívia com romã até suculentas endívias com bacon frito.
Vale ressaltar que a endívia fica super saborosa quando grelhada, refogada ou cozida a vapor. Incluí-la em sopas, vinagretes ou tortas também são uma boa opção!
Como preparar uma endívia?
O processo é bem simples e semelhante ao das demais verduras, devendo sempre ficar atento à higienização dos alimentos antes da sua consumação.
Para preparar a endívia, basta cortar as suas extremidades. Em seguida, retire as folhas exteriores que estiverem manchadas ou danificadas. Após isso, lave bem e corte-a horizontalmente, ou do modo que preferir. Uma boa dica é retirar os pedaços brancos após cortá-la.
Endívias recheadas servem muito bem como aperitivo. Varie nos recheios e surpreenda seus convidados!