
Microbiologista explica o perigo das sacolas de compras na cozinha. (créditos: Shutterstock)
Sabemos que a higiene é essencial na cozinha e que certas ações podem ser particularmente perigosas do ponto de vista da saúde. Por isso, é fundamental sempre limpar cuidadosamente as superfícies, os panos de prato e os utensílios, como talheres, copos e recipientes. No entanto, existe um erro gravíssimo que compromete a higiene da sua cozinha: colocar as sacolas de compras em cima da mesa. Para coisa boba, mas acredite, esse pequeno hábito pode colocar sua saúde em risco. O higienista e microbiologista Christophe Mercier explica o motivo. Confira.
Sacola de compras pode ser tão suja quanto uma mala ou sapato
Em entrevista à rede de rádio francesa, RTL, o microbiologista Christopher Mercier explicou que nunca se deve colocar bolsas ou sacolas nas mesas da casa, principalmente na cozinha. E temos todos os motivos para acreditar nisso, já que ele é higienista e microbiologista.
"Colocamos nossas malas em todos os lugares: no chão, nos assentos, no transporte público. Como resultado, encontramos um pouco de tudo por baixo: urina de cachorro, cocô de gato, insetos em decomposição, pólen, alcatrão, produtos químicos, partículas finas — você também encontra tudo isso sob suas sacolas de compras, a mesma coisa que você encontra sob seus sapatos ", explica Christophe.
As sacolas de compras, especialmente as reutilizáveis, também ficam em contato com alimentos crus, como carne, peixe, ovos e vegetais, durante o trajeto até a sua casa. Isso pode transferir germes, bactérias ou até mesmo resíduos químicos para a superfície onde você coloca a sacola.
Onde colocar as sacolas, então? No chão, na entrada da casa ou na área de serviço. Caso suas sacolas de compras sejam reutilizáveis, lave-as regularmente, especialmente se você costuma transportar alimentos crus.
Quais são as regras básicas de higiene na cozinha?
Christophe explica que um simples descuido pode levar à proliferação bacteriana, contaminação cruzada e intoxicação alimentar. Para evitar qualquer risco, lembre-se de seguir algumas regras básicas:
- Lave sempre as mãos com água e sabão antes de cozinhar e depois de manusear alimentos, especialmente carne, frango ou peixe crus.
- Lave seus panos de prato e todos os utensílios de cozinha regularmente.
- Cada alimento deve ter sua própria tábua de corte! Não corte ervas ou pepino em uma tábua onde você tenha cortado carne ou frango.
- Guarde os alimentos no local correto da geladeira: os produtos mais perecíveis devem ser mantidos na parte mais fria, entre 0 e 4°C. Vegetais na gaveta de legumes e ovos nunca devem ficar na porta. Lembre-se de verificar, com um termômetro, se seu aparelho está na temperatura adequada.
- Limpe sua geladeira regularmente e verifique se não há alimentos derramados nas prateleiras ou na porta.
Veja também:
Se você lava suas toalhas com água fria, você está fazendo errado: esta especialista em higiene explica como a prática pode afetar a sua saúde
Microbiologista comprova se lavar as latas que a gente compra no mercado é frescura ou higiene essencial