Se você se interessa pelo assunto de design de interiores, você já deve ter notado algumas cozinhas decoradas com prateleiras cheias de livros. E isso não necessariamente tem a ver com facilitar o acesso à receitas e técnicas culinárias, por exemplo. Muito além de disseminar informação e cultura, os livros estão ocupando espaço de objeto de decoração nas casas, seja no ambiente que for: sala, quarto, escritório e, é claro, cozinha. Mas será que vale a pena? Vem que o TudoGostoso vai te contar quais as desvantagens dos livros decorando a cozinha!
Será que vale a pena usar livros na decoração da cozinha? Vem que o TudoGostoso te conta!
Livros decorando a cozinha: quais as desvantagens dessa moda?
Há muitos anos, era comum que as pessoas tivessem pequenos cadernos ou livros de receitas em alguma gaveta ou prateleira da cozinha, sempre à mão, para consultar com facilidade a lista de ingredientes e o modo de preparo. Contudo, com a chegada da internet, dos celulares e dos tablets, você consegue acessar as receitas com apenas um clique no app do TudoGostoso, fazendo com que os livros e cadernos não sejam mais tão necessários assim.
Apesar disso tudo, tem se tornado cada vez mais corriqueiro encontrar inspirações de cozinha que possuem prateleiras com livros de culinária exercendo a função de decoração do ambiente. No entanto, você sabia que isso pode ser mais uma coisa para complicar o seu dia a dia? Vamos explicar melhor:
Excesso de poeira
Os livros são objetos que acumulam muita poeira naturalmente, além de atraírem alguns tipos de insetos, como as traças, por conta da celulose presente nas folhas. Por isso que, independente do ambiente, os livros devem ser limpos com frequência, para evitar isso.
Na cozinha, o excesso de poeira que se concentra nos livros pode ser um problema ainda maior, permitindo até a contaminação dos demais utensílios e até dos alimentos. Então, no final, é mais trabalho de limpeza na sua rotina, e pode nem valer tanto a pena!
Acumulo de gordura
Outro grande problema de excesso de decoração na cozinha é o acumulo de gordura. Por mais cuidadoso que você seja, tendo coifa ou depurador, sempre terá um pouquinho de gordura pela sua cozinha, seja nas paredes, nos armários ou nas prateleiras. Por conta disso, faz parte da rotina de limpeza higienizar sempre esses locais.
O TudoGostoso já ensinou várias dicas de como limpar a cozinha com misturinhas caseiras, para facilitar o seu dia a dia, porém, os livros não podem ser limpos do mesmo jeito. Afinal de contas, não dá para molhar as folhas, né? Isso faz com que a gordura se acumule não só na capa quanto nas partes internas, danificando o livro.
Contato com a umidade
Sem dúvidas, um dos maiores inimigos dos livros é a umidade! Por isso, a forma mais apropriada de armazenar os livros são em estantes de aço ou de ferro, que seja abertas nas laterais, já que elas acumulam menos umidade. Outro detalhe é que a madeira absorve muito da umidade do ambiente, que acaba por transferir para o papel, tornando-a inadequada para guardar os livros, apesar de extremamente estilosa.
Se a umidade é um problema tão grande, não parece uma boa ideia ter livros na cozinha! Um local que está em contato com a água constantemente, seja quando estamos lavando a louça, fazendo sucos ou simplesmente cozinhando. Ou seja, decorar a cozinha com livros não é uma boa ideia se você não quer ter trabalho extra ou correr o risco de ter seus livros danificados!
Como ter livros na cozinha sem danificar?
Claro que nem tudo está perdido! Se você faz muita questão de ter livros na sua cozinha, o TudoGostoso chega com uma solução prática para os seus problemas: guarde-os em armários fechados! Se você deseja usá-los como parte da decoração, necessitando que eles fiquem expostos, o ideal é investir em nichos de vidro ou de madeira com tampa de vidro transparente!
Veja mais:
Dicas práticas para você decorar a cozinha com itens úteis do dia a dia
Seja um bom anfitrião: 6 jogos de jantar para impressionar com a decoração da mesa
Cozinha de cara nova: 7 produtos para renovar a cozinha por até R$300