Com a cara da festa junina: vem ver como é simples fazer uma deliciosa canjica doce!
Junho mal começou e a largada já foi dada para se deliciar com as comidas típicas de festa junina. Afinal, esperamos ansiosamente para se esbaldar nas paçocas, caldos, pés de moleque, maria mole, quentões e... Canjica! A boca chega a salivar quando se trata dessa maravilha, ainda mais quando se trata da doce.
Isso tudo porque ela conta com alguns ingredientes ultra saborosos! Com tanta gostosura, difícil é resistir a essa receita cheia de sabor e cremosidade. O ingrediente principal ficar por conta de um milho que já é próprio para canjicas (diferente do milho verde). Quando cozido, ele se torna macio e delicioso junto ao caldo docinho com que é feito.
Se você quer aprender como preparar uma canjica excelente para arrasar na festa junina - ou até mesmo para botar nos seus favoritos e se deliciar ao longo do ano -, vem com a gente ver como é simples. Podendo ser servido quente ou frio, o importante é que é "bão por dimais sô"!
Do que iremos precisar?
- 500 g de canjica branca
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 50 g de coco ralado úmido e adoçado
- 1 litro de leite
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 2 litros de água
Opcionais:
- Canela em pó a gosto
- 3 pauzinhos de canela
- 5 cravos da Índia
- 250 g de amendoim torrado e moído
- 2 caixinhas de creme de leite
Canela em pó ou em pauzinhos, cravos e creme de leite também podem ser adicionados, deixando o bom ainda melhor.
E como preparar uma canjica digna de elogios?
- Para começar, comece lavando os milhos próprios para canjica. Lave-os bem e em água corrente, e em seguida os coloque de molho juntamente com o açúcar, deixando ali durante 4 horas - no mínimo. Caso prefira deixar de molho de um dia para o outro, deixe os grãos de molho mas sem o açúcar.
- Após ficar de molho, coloque os grãos em uma panela de pressão e cubra-os com os 2 litros de água. Deixe cozinhando por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja com consistência macia.
- Passado esse tempo, transfira os grãos cozidos para uma panela maior, e adicione o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado (e, caso queira os pauzinhos de canela e os cravos).
- Agora, deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, mas lembrando de mexer sempre para evitar que a canjica grude no fundo da panela.
- Antes de desligar o fogo também será o momento de adicionar o amendoim, caso tenha optado por incluí-lo.
- Essa também será a hora para corrigir o açúcar. Se precisar, coloque apenas a quantidade necessária para adoçar, e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
- Quando ela atingir uma consistência bem cremosa (mas não seca, hein!) será a hora de desligar o fogo.
- Caso tenha optado por utilizar creme de leite, adicione-o assim que desligar o fogo, mexendo bem.
- Agora basta colocar a canjica em uma travessa. Para finalizar e deixar tudo mais gostoso, polvilhe canela em pó (você também pode polvilhar com amendoim moído).
- Pronto! Agora é só saborear essa maravilha, seja quente ou fria.
Cremoso e docinho, servido quente ou frio, a canjica doce vai ser uma das suas favoritas diante de tanta gostosura.