Uma sobremesa que não pode faltar no Natal de jeito nenhum é o pavê. Porém, se você não aguenta mais aqueles mesmos sabores de sempre, com creme de chocolate e creme de confeiteiro, então você veio ao lugar certo! O TudoGostoso não vai te deixar na mão: vem aprender 5 recheios para inovar no pavê de Natal e deixar todo mundo querendo mais. Confira!
Pavê de Natal com recheios diferentes para sair do básico!
O clássico pavê já perdeu a graça para você? Sem problemas. O TudoGostoso vai ensinar recheios diferentes para essa sobremesa, e são eles: brigadeiro de pistache, creme de nozes, creme de maracujá, creme de queijo com goiabada e brigadeiro de gengibre. Cinco sabores inusitados que são o gostinho do Natal!
Pavê de brigadeiro de pistache
O primeiro sabor da lista é o brigadeiro de pistache, bem simples de fazer. O brigadeiro de nozes também é uma delícia, e é feito da mesma forma. Por isso, se você não encontrar pistache com facilidade (ou achar muito caro), você pode substituir por nozes, amêndoas, macadâmias ou qualquer outra oleaginosa.
Para que o brigadeiro fique perfeito como recheio de pavê, ele não pode ficar muito duro, viu? Ele precisa estar mais cremoso do que o brigadeiro de enrolar. Para isso, a receita é: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 5 quadradinhos de chocolate branco em barra, 1 pitada de sal, 1/4 de xícara (chá) de pistache moído ou picado e 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal.
Em uma panela, basta adicionar todos os ingredientes, menos o creme de leite, e misturar bem até engrossar. Assim que começar a desgrudar do fundo da panela, desligue e adicione o creme de leite. Misture bem até que tenha sido completamente incorporado. Agora é só montar o pavê!
Pavê de creme de nozes
O creme de nozes é um pouco diferente do brigadeiro de pistache (ou de nozes). Ele fica um recheio mais cremoso, mais liso, mais leve e menos doce. No entanto, ele também precisa de mais ingredientes para ficar pronto, mas também rende mais do que a receita anterior, por exemplo. Para fazer o pavê de creme de nozes, você iirá precisar de 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida), 1 gema de ovo, 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em leite, 1 pitada de sal, 1 colher (café) de essência de baunilha, nozes picadas a gosto.
Para fazer, basta misturar tudo em uma panela e levar para cozinhar em fogo baixo até engrossar, mexendo sem parar. Lembre-se de dissolver o amido de milho no leite antes de acrescentá-lo à panela, para garantir que não terá nenhum gruminho.
Pavê de creme de maracujá
O creme de maracujá, ou mousse de maracujá, é um ótimo sabor para pavê, porque é refrescante e ideal para o calorão de dezembro que bate aqui no Brasil. A maneira mais prática de preparar esse creme é usando 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e suco de maracujá, que pode ser feito com a polpa ou usando suco concentrado.
E aí é só bater tudo no liquidificador e pronto! Muito, muito fácil! A acidez presente no maracujá ajudará a deixar a mistura cremosa sem nem precisar ir ao fogo para dar o ponto. Depois que tudo estiver misturado, deixe na geladeira por 20 minutos antes de montar o pavê.
Pavê de creme de queijo com goiabada
Já pensou em um pavê Romeu e Julieta? Porque o TudoGostoso já! Aliás, essa é uma sobremesa que faz um baita sucesso na minha casa, independente do dia em que é servida. Ela também é perfeita para quem gosta daquele toque salgadinho em doces.
O primeiro passo é fazer o creme de queijo. e para isso, você irá precisar de 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite (use a medida da lata de leite condensado), 100 g de cream cheese ou creme de ricota, 1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido no leite. Coloque tudo em uma panela, misture bem. Leve ao fogo baixo e cozinhe sem parar de mexer até engrossar. Reserve.
Para a goiabada, você só precisará derreter 500 g de goiabada com um pouco de água até formar uma goiabada mais cremosa. Se quiser comprar direto a goiabada cremosa, também funciona!
Por fim, é só montar o pavê, seguindo a ordem: uma camada de biscoito, uma camada de creme de queijo, uma camada de biscoito, uma cada de goiabada cremosa, até finalizar.
Pavê de brigadeiro de gengibre
Pode parecer inusitado, mas brigadeiro de gengibre é um doce que é a cara e o sabor do Natal. E por que não usá-lo como recheio para o pavê? Os ingredientes são os mesmos do brigadeiro de pistache, trocando o pistache moído por 50 g de gengibre em pó. Se você não desejar com tanto sabor, pode diminuir a quantidade.
Na hora de cozinhar, não esqueça de acrescentar o creme de leite apenas quando o creme começar a desgrudar do fundo da panela. Assim, ele vai ficar na consistência perfeita para pavê!
Ah, e para quem tem dúvidas: você pode usar o gengibre fresco moído, mas o sabor ficará bem mais forte e também terá um pouco mais de textura, o que pode desagradar algumas pessoas. Portanto, dê preferência ao gengibre em pó, que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.
Veja mais:
Como não errar no ponto do pavê de Natal: dicas do TudoGostoso para ter a sobremesa perfeita!