Comer peixe cru é saudável ou não? Esse hábito divide opiniões e vive sendo alvo de estudos e até mesmo manchetes de jornais - em setembro de 2023, uma americana teve membros amputados após intoxicação muito por comer tilápia mal-passada. Outra doença relacionada ao consumo de peixe cru é a Anisaquíase, detalhada pela nutricionista Mirela Monteiro.
Ela é transmitida por um parasita conhecido como “verme do sushi”. “A anisaquíase é uma parasitose intestinal causada por vermes nemátodes do gênero Anisakis. Esses parasitas podem estar presentes em peixes e frutos do mar que são consumidos crus”, explicou.
Segundo a especialista, três diferentes espécies são responsáveis pela Anisaquíase: Anisakis simplex, Anisakis physeteris e Pseudoterranova decipiens. No vídeo abaixo, eles aparecem sendo retirados de filés de salmão com uma pinça: repare que só com a luz negra é possível ver os parasitas.
Verme do sushi: quais alimentos têm mais chance de estarem contaminados?
A nutricionista destaca que essa verminose é rara no Brasil, mas a crescente demanda de consumo por pratos à base de peixe cru ou mal cozidos fez ela se tornar mais frequente. “Os alimentos com maior probabilidade de contaminação são: sushis e sashimis, ceviches, salmão defumado e carpaccios de salmão”, listou.
Como se prevenir, então, desta verminose? “Busque consumir peixes cozidos a uma temperatura de 70°C ou consumir peixes crus que tenham sido congelados a -20°C por 72 horas ou a -35°C por 24 horas”, explicou a especialista.
Quais cuidados são necessários ao comer peixe cru?
Para garantir que sua carne de peixe seja realmente saudável para consumir crua, é necessário que você conheça a origem do alimento, sabendo que ele passou pelos cuidados adequados de armazenamento e transporte. Escolher pescados que apresentem o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) é um cuidado importante.
Em restaurantes, fique atento à manipulação correta do alimento e ao armazenamento dele. Caso vá comprar no mercado para preparar algum prato em casa, vale ficar de olho em dois importantes aspectos: a textura da carne deve ser firme e brilhante e não apresentar um odor desagradável. Com essas orientações, é possível manter seus hábitos alimentares sem fazer restrições indesejadas!
Veja mais: