O hábito de cozinhar todas as refeições tem diminuído cada vez mais, principalmente entre as gerações mais novas. No entanto, novos estudos estão surgindo provando que a comida caseira é a melhor opção para a nossa saúde, e que a prática de preparar o próprio prato deve voltar a fazer parte da nossa rotina.
Estudos comprovam que a comida caseira é melhor para a saúde
Um estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) comprova que o hábito de cozinhar para a família melhora o equilíbrio de cada refeição. Quando os pais cozinham, as crianças comem mais vegetais, segundo a nutricionista Carla Adriano Martins, uma das pesquisadoras. Para obter esse resultado, foram necessárias 595 entrevistas por telefone com famílias da cidade de São Paulo sobre os hábitos alimentares.
A nutricionista Juliana Watanabe realizou uma pesquisa para o seu mestrado na Universidade de Valência, na Espanha, onde os resultados foram parecidos: cozinhar em casa melhora os hábitos alimentares e fornece uma alimentação mais balanceada e saudável.
Mas por que a comida caseira é tão melhor assim?
Existem tantos fatores para a comida caseira ser melhor que é difícil escolher um lugar para começar, mas vamos tentar!
Primeiro, você sabe muito bem a procedência e a qualidade daquilo que você está consumindo. Segundo, você prepara os pratos com ingredientes mais naturais, diminuindo o consumo de alimentos ultraprocessados que são pobres em nutrientes. O consumo exagerado desse tipo de alimento está relacionado com um aumento de diversas condições como doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.
Quando cozinhamos, conseguimos adicionar mais vitaminas, fibras, proteínas, gorduras boas e carboidratos de boa qualidade na nossa alimentação, tornando-a mais equilibrada. Por mais simples que seja a refeição. Um prato feito brasileiro já é muito rico em nutrientes: arroz, feijão, uma proteína, legumes cozidos e salada crua. Nessa combinação, encontramos tudo que precisamos para o dia a dia, e ela pode ser feita com variações no carboidrato (arroz) e na leguminosa (feijão).
Por que o costume de cozinhar está sendo perdido entre os jovens?
Uma rotina corrida e salários baixos são alguns dos motivos para os jovens não estarem conseguindo cozinhar tanto quanto as gerações anteriores, recorrendo a alimentos ultraprocessados e fast-foods.
Aqui no TudoGostoso, estamos sempre tentando ensinar receitas práticas e fáceis para o dia a dia, com bom custo-benefício, para quem está começando agora preparar uma refeição de qualidade. Porém, a gente sabe que isso nem sempre é possível. Então, qualquer pequena mudança que você conseguir realizar na sua alimentação para comer de forma mais saudável e balanceada já é válida, o importante é começar!
Lembre-se sempre de procurar ajuda de um médico e nutricionista antes de realizar qualquer alteração mais drástica, porque eles poderão te passar um plano alimentar personalizado para as suas necessidades!