
A aventura que aconteceu em Portugal resultou em uma colheita proveitosa e pratos deliciosos (Créditos: Shutterstock)
Quando chefs de cozinha se encontram, eles geralmente estão na cozinha, compartilhando conhecimento uns com os outros ou preparando receitas deliciosas. No entanto, o chef de cozinha português Marco Gomes, propôs um encontro um pouco fora do comum, levando 80 colegas cozinheiros para encontrar um verdadeiro tesouro nos bosques da Alfândega da Fé, Portugal.
Marco Gomes é um chef que gosta de explorar ingredientes naturais, em especial, alimentos que vem da terra. Por isso, ele levou seus amigos para um local específico, na melhor época do ano, para encontrar e coletar cogumelos silvestres, um ingrediente valioso e incrível para a gastronomia.
80 chefs de cozinha em busca de um tesouro
A ideia partiu do chef de cozinha Marco Gomes, reunindo 80 chefs em busca de cogumelos silvestres nos bosques da Serra de Bornes, localizada na Alfândega da Fé. Essa busca não foi realizada por acaso, o momento era propício devido às chuvas de outono que fazem os cogumelos crescerem em abundância no local.
Com a participação de especialistas, a busca também contou com uma aula sobre cogumelos ao ar livre. Após a colheita, os participantes separaram os alimentos, removendo os que poderiam ser tóxicos, higienizaram e preparam os cogumelos para saborear com carnes, grãos e outros alimentos, tendo um momento de descanso e confraternização.
Em sua rede social, o cozinheiro compartilhou um pouco da colheita que foi realizada na companhia de seus amigos e que resultou em pratos deliciosos. Este foi o segundo encontro idealizado pelo chef e ao que tudo indica, deve haver futuras buscas pela floresta.
Os cogumelos silvestres da Alfândega da Fé
A Alfândega da Fé é uma região muito rica em cogumelos silvestres, sendo possível encontrar diversas espécies. O melhor momento para encontrá-los é durante os meses de outono, quando a chuva é intensa e as folhas que caem ajudam a manter a umidade necessária no solo para a proliferação dos cogumelos em abundância. Devido à importância do local, foi criado o chamado “Parque Micológico de Alvazinhos”, para preservar a mata e os cogumelos que nascem naquela área.
Comer cogumelos faz mal?
Nos últimos anos, o consumo de cogumelos vem se tornando cada vez mais popular e aqui no Brasil não é diferente. Amados pelos veganos e vegetarianos, existe uma variedade muito grande de espécies de cogumelos. Além de serem fonte de proteína, eles são um ingrediente muito utilizado na gastronomia, estando presente em sopas, refogados, saladas e risotos, por exemplo, ocupando espaço nos cardápios dos mais variados restaurantes.
No entanto, algumas pessoas podem ficar com o pé atrás, pensando que comer cogumelos pode fazer mal à saúde, principalmente por se tratar de um fungo, mas os cogumelos comestíveis não fazem mal à saúde e são cheios de benefícios. Mas, atenção: nem pense em sair por aí procurando cogumelos em alguma floresta para comer. A aventura proposta pelo chef Marco Gomes foi feita com profissionais que além de conhecerem bem o alimento também sabiam como prepará-los de maneira segura.
Veja mais:
Como cozinhar cogumelos: confira as dicas
Receitas com shimeji: 15 opções práticas com esse cogumelo delicioso