• Entrar
  • Cadastrar
Chá de graviola: para que serve e quais os benefícios para a saúde

O chá de graviola é conhecido por suas propriedades medicinais e pode oferecer vários benefícios à saúde. 

Chá de graviola: para que serve e quais os benefícios para a saúde

O chá de graviola tem efeito calmante, anti-inflamatório e ajuda a regular a pressão arterial. (créditos: Shutterstock)

A graviola é uma excelente fonte de fibras e vitamina C. Além dos consumo in natura, você também pode aproveitar as folhas da fruta para produzir um poderoso chá. Conhecida pelas suas propriedades medicinais, a bebida é uma grande aliada da saúde cardiovascular, do estômago e do fígado. Outra vantagem do chá são as suas propriedades relaxantes que agem no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a ansiedade, o estresse e a insônia.

Veja a seguir os principais benefícios do chá de graviola e como consumir a bebida.

Chá de graviola: para que serve e benefícios

O chá de graviola é uma bebida feita a partir das folhas de graviola, um ingrediente rico em compostos fenólicos e outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a combater os radicais livres no corpo, protegendo as células dos danos oxidativos que favorecem uma série de doenças, inclusive alguns tipos de câncer. Além disso, os antioxidantes também fortalecem o sistema imunológico, melhorando a resposta imunológica do organismo em casos de infecções como gripes e resfriados.

Outra vantagem do chá de graviola é o seu potencial anti-inflamatório. O consumo da bebida ajuda a reduzir a inflamação no corpo e aliviar dores causadas por artrite, dores musculares, e outras condições inflamatórias. Estudos ainda sugerem que as folhas de graviola têm propriedades hepatoprotetoras, ou seja, protegem o fígado de danos causados por agentes tóxicos.

O chá de graviola também é ótimo para quem lida com problemas de digestão. O extrato das folhas protege a mucosa do estômago, aliviando sintomas como azia, náuseas e indigestão. Ele também é conhecido por seu efeito positivo no ambiente intestinal, melhorando a prisão de ventre.

Chá de graviola reduz a pressão arterial?

Alguns estudos sugerem que as folhas de graviola ajudam a reduzir a pressão arterial devido às suas propriedades vasodilatadoras. Por isso, pessoas com hipertensão ou pressão alta podem se beneficiar do consumo do chá de graviola. Os antioxidantes da bebida também ajudam na saúde cardiovascular, já que auxiliam no controle dos níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, principais fatores de risco para doenças cardíacas.

Chá de graviola tem efeito calmante e ansiolítico

Os óleos essenciais do chá de graviola tem propriedades relaxantes que agem no sistema nervoso central e reduzem o estresse e a ansiedade. Já os compostos alcalóides interagem com os receptores responsáveis pelo ciclo do sono, promovendo o relaxamento e, consequentemente, melhorando a qualidade do sono.

Como fazer chá de graviola?

Ingredientes:

  • 10 a 15 folhas de graviola (frescas ou secas)
  • 250ml de água
  • Mel ou açúcar (opcional, para adoçar)

Modo de Preparo:

  1. Se for optar por usar folhas frescas, lave bem para remover qualquer sujeira ou resíduo.
  2. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver.
  3. Quando a água começar a ferver, adicione as folhas de graviola.
  4. Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe as folhas em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Esse tempo permitirá que as propriedades das folhas sejam liberadas na água.
  5. Após o tempo de infusão, coe o chá e a bebida está pronta.

Servir: O chá pode ser servido quente ou frio, conforme sua preferência. Se desejar, adoce com mel ou açúcar a gosto. O chá pode ser consumido até três vezes ao dia, mas é importante não exagerar, pois o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais.

Lembre-se de sempre consultar um médico ou nutricionista antes de começar a consumir o chá regularmente, especialmente se você tiver condições de saúde preexistentes.

Veja também:

Esse chá é ótimo para glicemia, retenção de líquidos e problemas urinários: sempre faço para a minha mãe
Pesquisadores comprovam que esse chá pode ser benéfico para pessoas com diabetes: entenda benefícios da erva sobre o índice glicêmico

Temas relacionados