Aprenda a fazer uma deliciosa tortilla com uma cozinheira experiente (Créditos: Shutterstock)
Quando se trata de culinária parece que as avós possuem uma habilidade natural com dicas e truques que apenas elas poderiam ter, não é mesmo? Um vídeo publicado pela cozinheira Carmiña, ensinando a fazer tortilla, é uma confirmação dessa ideia.
Para preparar a famosa omelete de batata, um prato extremamente popular na Espanha, e garantir que ela fique macia e suculenta, ela defende um método simples: misturar a batata com o ovo diretamente na frigideira. Veja as dicas da cozinheira e o passo a passo para acertar o preparo!
As dicas da cozinheira Carmiña para uma tortilla mais saborosa
Ninguém quer virar uma tortilla no prato e perceber que ela é um verdadeiro bloco seco e sem graça, não é mesmo?! Essa é uma receita que precisa estar crocante por fora e úmida por dentro e, para garantir isso, Carmiña explica que é preciso mexer a batata com o ovo dentro da panela, como se estivesse fazendo ovos mexidos, até que a mistura esteja firme, mas ainda cremosa.
Ao mexer, você evita que o calor se concentre na parte que está em contato com a superfície da frigideira, espalhando-o por toda a mistura. Se você deixar a mistura parada a receita pode acabar queimando e o interior pode ficar cru. Quando o ovo estiver na consistência desejada é só parar de mexer para que a mistura se acomode e a omelete fique firme novamente.
Receita de tortilla da cozinheira Carmiña
Ingredientes
- 1kg de batatas
- 8 ovos
- Azeite ou óleo para fritar
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Descasque as batatas e corte-as como se fossem rodelas.
- Aqueça bastante óleo em uma frigideira grande e adicione a batata em fogo médio-baixo.
- O objetivo não é fritá-la, mas sim confitar, por isso, o óleo deve estar borbulhando levemente durante o cozimento.
- Tempere as batatas com sal, mexa de vez em quando e depois perfure as batatas com garfo para que elas fiquem mais fáceis de amassar.
- Com uma escumadeira, pressione um pouco as batatas e depois escorra o óleo com cuidado.
- Desligue o fogo.
- Em uma tigela, bata os ovos com uma pitada de sal e despeje a batata ainda quente por cima.
- Misture e deixe descansar por cinco minutos e despeje a mistura na frigideira bem quente novamente.
- Com uma espátula, mexa como se fosse fazer ovos mexidos, soltando o fundo e trazendo a massa da borda para o centro.
- Quando o ovo estiver cozido ao seu gosto, pare de mexer.
- Alise a superfície, abaixe o fogo e espere até que as bordas se soltem da frigideira.
- Vire com a ajuda de um prato para dourar o outro lado e quando estiver do bem dourado dos dois lados, retire da frigideira e sirva
- Deixe descansar por cinco minutos fora do fogo antes de cortar para o calor residual terminar o trabalho.
- Aproveite!
Veja mais:
Jesús Sánchez, chef: "A omelete de batata mais elegante não leva cebola, mas um punhado de cebolinha e 4 aspargos."
