• Entrar
  • Cadastrar
O segredo da brasileira que faturou milhões vendendo comida nordestina nos EUA: aprenda a receita de sucesso entre os americanos!

Conheça a história da baiana que faturou mais de 7 milhões fazendo tapioca e outras comidas nordestinas nos EUA e ainda aprenda a receita de sucesso!

Baiana fatura milhões vendendo tapioca em Boston com receita inusitada. (Créditos: Divulgação)

É bem difícil encontrar alguém que não tenha o sonho de viajar, mas você sabia que a maioria dos brasileiros também sonham em empreender? Se tornar dono do seu próprio negócio para conseguir assegurar uma renda e não depender das poucas oportunidades do mercado de trabalho é o que muitos buscam, cerca de 6 a cada 10 brasileiros, segundo um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. Esse é o caso de Verônica Oliveira, uma empresária baiana de 40 anos que uniu o útil ao agradável e foi para os Estados Unidos abrir o seu próprio negócio de comida nordestina e mineira.

Juntando viagem e negócios: brasileira fica milionária nos Estados Unidos vendendo comida típica nordestina e mineira

A ideia surgiu quando a brasileira se viu desempregada em 2008, quando o prefeito da cidade de Belo Campos realizou uma troca de funcionários do hospital público no qual ela trabalhava, no interior da Bahia. Quando isso aconteceu, Verônica já não encontrava outras opções e decidiu tentar empreender em outro país.

Foi em 2009 quando ela chegou em Boston, onde trabalhou durante um bom tempo, cerca de quatro anos, como faxineira de casas, bancos e escritórios, usando da renda para se manter no país. Para aumentar a renda familiar, Verônica decidiu vender tapiocas recheadas, já que o que ela gostava mesmo era de cozinhar. A princípio, sua intenção era de vender por um curto período, mas o retorno foi tão positivo que ela nunca mais parou. E tudo começou com apenas 30 dólares para a compra dos ingredientes, mas o faturamento aumentou exponencialmente depois de alguns anos.

Atualmente, Verônica Oliveira possui um faturamento de mais de R$7 milhões por ano, e é reconhecida como uma das grandes empreendedoras do Brasil por lá com a sua marca Tapioca Baiana, com sede em Boston. A receita, ela aprendeu com a mãe e avó quando ainda estava no Brasil.

A nordestina é dona de uma fábrica de tapioca vegana, sem glúten, sem açúcar, sem sódio e sem conservantes que entrega em todo Estados Unidos, mas ela conta que 80% dos seus clientes em Boston são brasileiros. Ela ainda emprega mais de 50 funcionários por lá. Além disso, ela abriu um restaurante em 2015, chamado de BR TakeOut, composto de comidas típicas nordestinas e mineiras, em Framingham, outra cidade de Massachusetts.

A tapioca favorita nos Estados Unidos é de um sabor peculiar: faça em casa e experimente!

A tapioca de maior sucesso da Verônica Oliveira é recheada com cream cheese e vagem. Isso mesmo, um recheio bem peculiar para os brasileiros, mas que vende muito por lá. Então, por que não experimentar em casa?

Fazer uma tapioca não é difícil mas requer habilidade para que ela fique muito gostosa. Por aqui, nós já ensinamos os truques para a sua tapioca caseira ficar igual às barraquinhas de rua. Seguindo essas dicas, a massa vai ficar macia e deliciosa, então esse passo você já sabe!

Quando a massa estiver cozida, entre com a mistura de vagem e cream cheese. Você pode cozinhar a vagem no vapor, refogar ou até grelhar, fica a seu critério! Depois que o recheio for adicionado é só fechar e devorar essa delícia! Para deixá-lo ainda mais ao gosto do brasileiro, você pode trocar o cream cheese por requeijão e até adicionar um pouquinho de manteiga de garrafa para dar um toque especial.

Temas relacionados