• Entrar
  • Cadastrar
Bombas de batata rápidas e fáceis: lanche rústico, incrivelmente saboroso e versátil, já que você pode variar o recheio

Esses bolinhos de batata são bombas de sabor com uma massa muito fofinha que combina com os seus recheios prediletos

Essa receita vai ser uma explosão de sabores na sua boca (Créditos: Shutterstock)

A batata é um dos ingredientes mais versáteis com múltiplos preparos possíveis. É só cozinhar batatas para ter um alimentos macio que pode ser frito, assado, cozido ou amassado. Cada modo de preparo da batata tem seus benefícios, dos nutrientes até a praticidade. E isso sem contar com todas as possibilidades de sabor, como é o caso desta receita de bombas de batata. As bombas de batata são bolinhos redondos e fritos, crocantes por fora e macios por dentro que parecem que vão explodir a qualquer momento com tanto recheio.

A massa é feita de batata, você pode temperar como quiser e o recheio também tem muitas possibilidades. Sabores clássicos como queijo e presunto, carne moída e frango desfiado combinam bem, mas trocando o sal por uma pitada de açúcar ainda pode rechear com chocolate e frutas para surpreender com um lanche doce diferente! Descubra no TudoGostoso como fazer as bombas de batata com um recheio simples para começar.

Como fazer as bombas de batata recheadas?

As bombas de batata são fáceis de fazer, ficam prontas em menos de meia hora e com essa quantidade de ingredientes rende 8 unidades bem caprichadas.

Ingredientes da massa de batata

  • 3 batatas
  • 200 g de farinha
  • 3 colheres (chá) de fermento químico
  • 1 ovo
  • sal a gosto

Ingredientes do recheio

  • 100 g de presunto cozido
  • 100 g de queijo mussarela
  • orégano a gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhe as batatas por cerca de 30 minutos em uma panela com água.
  2. Escorra da panela, deixe esfriar um pouco e descasque as batatas.
  3. Amasse as batatas com um espremedor ou garfo até formar um purê.
  4. Adicione a farinha e misture com o purê usando as mãos, apertando com os dedos.
  5. Enquanto amassa a batata com a farinha, adicione os outros ingredientes, primeiro o fermento, depois o ovo e, quando a massa estiver tomando mais forma, uma pitada de sal.
  6. Quando a massa estiver consistente, uniforme e com todos os ingredientes bem incorporados, faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela coberta com plástico filme. Deixe descansar em um lugar seco em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos.
  7. Em seguida, abra a massa com um rolo ou outro utensílio similar até ficar com menos de 1 cm de espessura aproximadamente.
  8. Com um copo de requeijão ou similar, corte discos da massa. Pode também usar um cortador de biscoito ou massa redondo com tamanho similar.
  9. Pique o presunto e o queijo em cubinhos e coloque a mesma quantidade em cima de metade dos discos. Acrescente também o orégano a gosto e outros temperos que gostar.
  10. Use a outra metade de discos sem recheio para cobrir os com recheio.
  11. Belisque a borda da massa para juntar bem as duas partes da massa e evitar que o recheio fuja durante a fritura. Dê uma apertadinha pelos lados também para manter o formato arredondado.
  12. Bote óleo em uma panela e deixe ferver antes de colocar um dos bolinhos de batata. Cozinhe uma bomba de batata por vez, deixando cerca de 2 a 3 minutos em cada lado e virando para dourar.
  13. Quando o bolinho estiver dourado, tire da panela e deixe no papel toalha para escorrer o óleo.
  14. Assim que todas as bombas de batata estiverem fritas e sequinhas, salpique um pouco de sal e pimenta-do-reino por cima para finalizar o tempero.
  15. Sirva na hora e coma quentinho como petisco ou acompanhamento. Após fritas, elas devem ser consumidas no mesmo dia. Mas, se achar que fez massa demais, você pode guardar a massa pura ou o bolinho recheado, mas ainda cru, no congelador por alguns dias.

Veja mais:
Bolinha de batata é crocante, usa poucos ingredientes e fica pronta muito rápido! Veja como fazer no TudoGostoso
Pode guardar batata na geladeira? Vem que o TudoGostoso tira sua dúvida agora!
Receita de bolinho de batata doce na airfryer é muito fácil de fazer e perfeita para um almoço rápido

Temas relacionados