• Entrar
  • Cadastrar
Alimentação influencia na saúde da vagina: veja o que deve ser evitado e o que deve ser adicionado ao cardápio

Veja quais são os alimentos que fazem mal para a saúde vaginal e podem até prejudicar quadros de candidíase

Alguns alimentos podem fazer mal para a saúde vaginal, veja quais são (Créditos: Freepik/Canva)

A alimentação tem influência sobre todas as partes do corpo humano, e isso não seria diferente com os órgãos sexuais. Hoje, o TudoGostoso vai falar um pouco mais sobre a saúde da vagina e como alguns alimentos podem aumentar as chances de infecções e doenças como a candidíase. Confira abaixo.

Alimentos que fazem mal para a saúde vaginal: veja quais você deve evitar

Alguns alimentos podem alterar o pH vaginal, facilitando o crescimento de micro-organismos que causam doenças. Segundo a ginecologista Fernanda Lellis, doces e carboidratos são alguns dos alimentos que contribuem para a mudança no pH, facilitando a candidíase.

Ela explica que a candida albicans é um fungo, e esses organismos se proliferam com mais facilidade em ambientes ricos em açúcar. Mas se engana quem pensa que açúcar é encontrado só em doces, viu? Carboidratos simples como farinha branca e amido são transformados em açúcar pelo organismo; dessa forma, eles também contribuem para a alteração do pH da vagina.

Diversos produtos industrializados possuem um alto teor de gordura e açúcar, e também devem ser consumidos com parcimônia. Por isso, é muito importante prestar atenção ao rótulo dos alimentos. Além disso, alimentos ricos em levedura, como é o caso do vinagre, da cerveja e do vinho podem causar alterações nas áreas íntimas, ocasionando corrimentos e até infecções, segundo a médica.

Contudo, não é preciso se desesperar, viu?! A médica explica que não é para cortar os carboidratos da alimentação completamente. Afinal, eles são a principal fonte de energia do corpo humano, sendo imprescindível para a saúde.

Quais são os melhores alimentos para a saúde vaginal? Médica conta a lista

No caso dos carboidratos, a médica explica que o ideal é investir nos carboidratos complexos e evitar os carboidratos refinados. Isso quer dizer que é melhor dar preferência para grãos integrais, como é o caso do arroz integral e do pão integral. Além disso, substituir o consumo por leguminosas e frutas.

As bebidas lácteas com lactobacilos também são ótimas para restaurar o pH da vagina em caso de excessos. Outra dica importante é sempre manter uma alimentação balanceada e variada, adicionando legumes, verduras, frutas e proteínas ao cardápio. A especialista ainda lembra que as proteínas magras são as melhores opções.

Os melhores alimentos para a vagina são:

  • Cenoura
  • Maçã
  • Soja
  • Batata-doce
  • Pêra

O alecrim e o gengibre são temperos que ajudam a saúde vaginal, já que possuem propriedades antioxidantes e antifúngicas. Para quem está sofrendo com candidíase, a recomendação é ingerir bastante água e também água de coco, já que esta última possui grandes concentrações de ácido láurico, que é indicado para quem está com a doença.

Não esqueça que a higiene íntima também é extremamente importante para manter uma vagina saudável.

Veja mais:

Açúcar no sangue: esses são os sinais de que você precisa diminuir o consumo de doces e carboidratos

Temas relacionados