
Veja como ajudar o seu fígado neste Carnaval para funcionar melhor (Créditos: Canva)
Chegou a época da maior festa do planeta: o Carnaval. Nesse período, o consumo de bebida alcoólica aumenta bastante; afinal, são raros os brasileiros que conseguem suportar multidões e um calorzão sem tomar aquela gelada. Por causa disso, é essencial pensar na saúde do principal órgão que atua na metabolização do álcool: o fígado. Para ajudá-lo a trabalhar melhor, Dr. Eduardo Fávero, médico especialista em Medicina Ortomolecular, indica três suplementos para tomar durante o Carnaval, veja abaixo.
Suplementos que vão ajudar o seu fígado antes, durante e depois do Carnaval
O fígado atua no organismo de diversas formas diferentes: ele produz proteínas e bile, ajuda a regular a coagulação sanguínea e é responsável por filtrar toxinas. Durante as épocas de festa, é “normal” sobrecarregar o fígado por causa do consumo excessivo de álcool e comidas gordurosas e pouco nutritivas.
No Carnaval, como ele precisa trabalhar dobrado para metabolizar todo o álcool que você ingere, é uma boa ideia consumir alguns suplementos que vão ajudá-lo nessa missão, como explica Dr. Fávero. Segundo ele, os suplementos são:
- Magnésio: ele explica que é um dos mais populares e por um bom motivo, já que esse mineral é essencial para diversas reações químicas que acontecem no nosso organismo. O médico ainda destaca os tipos a tomar, sendo eles o dimalato, biglicinado e taurato
- Silimarina: é o extrato seco de uma fruta, sendo conhecido por ajudar na desentoxicação do fígado e no funcionamento do órgão de forma geral. Ele pode ser encontrado tanto em fármacias, quanto em lojas de produtos naturais, e não precisa de receita
- N-acetilcisteína (NAC): esse suplemento também é conhecido por ajudar no funcionamento do fígado, já que ele auxilia na produção de glutationa, um antioxidante fantástico que ajuda na desentoxicação do fígado e dos rins.
Mesmo com todos esses suplementos, o ideal ainda é manter um estilo de vida saudável, se alimentando corretamente de forma balanceada, sem exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e praticando exercícios físicos. O Carnaval é apenas um ponto fora da curva, e os hábitos desses dias não devem ser levados para o restante do ano.
Em caso de qualquer dúvida, lembre-se sempre de consultar o seu médico, que vai te ajudar de uma forma mais personalizada!
Veja mais:
Ficou de ressaca? Essas são as bebidas indicadas por especialistas para acabar com o mal-estar
Carnaval sem dar PT: 4 conselhos profissionais para aproveitar a folia sem aquela ressaca que estraga a festa