• Entrar
  • Cadastrar
Afinal, água com gás ajuda ou atrapalha o emagrecimento? Esse novo estudo traz a resposta
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Estudo realizado no Japão desmistifica teorias e o explica o que realmente acontece com o corpo

Afinal, água com gás ajuda ou atrapalha o emagrecimento? Esse novo estudo traz a resposta

Estudo revela se bebida pode ser útil ou não para quem quer emagrecer (Créditos: Shutterstock) 

O processo de emagrecimento é algo que exige tempo, dedicação e principalmente paciência. No entanto, existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar nesse momento, mas nem todos têm sua eficácia comprovada, deixando muitas pessoas com dúvida. Uma delas é a água com gás, uma bebida popular que além de hidratar é uma boa opção para se refrescar nos dias quentes.

Existe uma teoria popular de que a água gaseificada auxilie na perda de peso, aumentando a saciedade e acelerando o metabolismo. Mas, será que isso é verdade? Um novo estudo realizado no Japão trouxe respostas para entender essas teorias.

Água com gás ajuda a emagrecer?

A pesquisa aponta que trocar a água comum pela versão com gás pode, sim, garantir resultados positivos para quem quer emagrecer. O estudo realizado no Japão e liderado pelo Dr. Akira Takahashi, médico do centro de diálise do Hospital Neurocirúrgico Tesseikai, aponta que essa bebida pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Segundo especialistas, esse efeito pode ser benéfico, pois ao equilibrar o açúcar no sangue, os picos e quedas também diminuem, facilitando para que as células do corpo possam queimar gordura de forma eficaz para obter energia. No entanto, vale a pena ressaltar que, sozinha, a bebida não contribuirá significativamente para a perda de peso.

Em entrevista a CNN, o Dr. Takahashi afirmou que “uma dieta equilibrada e exercícios regulares continuam essenciais para um gerenciamento eficaz do peso.” O estudo foi realizado com base em uma pesquisa de 2004 do Dr. Takahashi e sua equipe sobre hemodiálise. Foi a partir dessa analise que foi possível identificar o efeito positivo através da presença de CO2 (gás carbônico) no sangue.

Consumo da água com gás para manter a saciedade

Além do efeito de redução nos níveis de glicose no sangue, contribuindo para uma queima de gordura. Outros estudos também apontam que o consumo de água gaseificada é, na verdade, mais eficaz devido à manutenção da saciedade, auxiliando no controle do apetite. Mas, atenção: não exagere no consumo, pois mais de uma ou duas garrafas por dia pode causar dor abdominal por conta do excesso de gás, além de outros sintomas como gases, arrotos constantes e inchaço.

Veja mais:

Afinal, água sem gás é melhor do que água com gás?
Por que as cafeterias servem a água com gás para acompanhar o café?

Temas relacionados