Se você costuma frequentar cafeterias para tomar café, certamente já percebeu que alguns lugares têm o costume de servir a bebida com um copinho com água com gás. Embora muitas pessoas acreditem que é apenas uma cortesia do estabelecimento, na verdade existe uma lógica por trás disso. A água com gás tem a função de limpar as papilas gustativas e retirar qualquer sabor residual do que consumimos antes. Assim, fica mais fácil sentir o gosto do café.
Por isso, a água com gás deve ser consumida antes do café para deixar o paladar mais apurado. Mas fica a dúvida: por que tem que ser a água com gás? Será que a água comum funciona também? Descubra a seguir.
Água com gás antes do café intensifica o sabor da bebida
Antes de explicar a lógica por trás de beber água com gás antes do café, vamos explicar o que são papilas gustativas. Como já sabemos, a língua humana é um órgão sensorial. Por isso, ela é cheia de pontos sensoriais que servem para detectar o gosto, textura e temperatura do que comemos e bebemos. Esses pontos são o que chamamos de papilas.
A intensidade dos sabores que sentimos depende de como as papilas gustativas identificam a composição química do que ingerimos. A água com gás, nesse caso, ajuda a limpar o paladar, removendo resíduos ou sabores persistentes na boca. Isso "reinicia" as papilas gustativas, tornando-as mais receptivas ao sabor do que vem depois.
Portanto, tomar água com gás antes do café impede que o sabor da bebida se misture com o que foi consumido antes. A efervescência do gás também pode estimular a salivação, ajudando na percepção dos sabores sutis do café, permitindo que você aprecie melhor os seus aromas e complexidade.
Por que tem que ser água com gás?
Existe uma razão pela qual a água com gás é a ideal para limpar as papilas gustativas. Como já foi dito, o gás do líquido aumenta a produção de saliva na cavidade oral, deixando a língua mais sensível para sentir os sabores. Em relação ao uso da água mineral comum, elas até podem ajudar, mas não têm a mesma eficiência da versão com gás.
No entanto, na falta da água com gás, a comum pode ajudar. A única orientação é beber um pouco mais do que um copinho para um efeito mais potente. Tomar água mineral antes do café também pode ser útil para quem tem problemas estomacais. Como o café é uma bebida ácida, ele pode irritar a parede do estômago de algumas pessoas. A água, nesse caso, cria uma camada de proteção contra a acidez do café, evitando indigestão ou sensação de queimação.
Veja também:
Água com gás causa celulite? Descubra se a bebida piora os furinhos na pele
Finalmente um nutricionista deixa claro se água com gás faz mal ou incha: "Quando você ingere o seu corpo naturalmente..."