Quando falamos em brigadeiro, uma das primeiras coisas que vem à mente é que o doce é brasileiro. Pode perguntar para qualquer um por aí, todos vão te dizer a mesma coisa: sobremesa típica do Brasil. No entanto, um supermercado americano está vendendo o quitute como sendo de Portugal. É isso mesmo!
O estabelecimento Trader Joe’s lançou recentemente um novo produto em suas lojas: o brigadeiro. A embalagem, que custa cerca de R$18, traz uma informação um tanto quanto controversa na frente: “Derrete na boca, doces de Portugal”. Não demorou para o assunto chegar ao Brasil, e, é claro, os brasileiros não deixaram barato nas redes sociais. Como assim brigadeiro português?
Qual é a origem do brigadeiro? Entenda polêmica com o supermercado americano Trader Joe’s
É verdade que muito da culinária brasileira tem suas raízes na gastronomia portuguesa. No entanto, o brigadeiro é brasileiro de verdade, criado no Rio de Janeiro durante a década de 40 por confeiteiras que apoiavam a candidatura do político Brigadeiro Eduardo Gomes. Desde então, ele se tornou o doce mais querido do país, estando presente em qualquer comemoração, em qualquer padaria e praticamente em qualquer estabelecimento que venda comida.
Não é à toa que os brasileiros ficaram revoltados quando o mercado americano anunciou que o brigadeiro é um quitute de Portugal. Tão rápido quanto os novos produtos chegaram às prateleiras, os internautas brasileiros correram para reclamar sobre a situação e reivindicar a origem do brigadeiro com unhas e dentes!
Em pouquíssimo tempo, a publicação de dois dias atrás feita no Instagram oficial da marca estava inundada de comentários a respeito do fato, ainda que ele não tivesse nada a ver com o post. Como tudo no Brasil vira meme, logo foi levantada a hashtag #BrigadeiroIsFromBrazil (brigadeiro é do Brasil) e #JusticeForBrigadeiro (justiça ao brigadeiro). Veja algumas das reações abaixo!
Pensa que acabou? Não, ainda tem mais!
Brincadeiras à parte, a empresa explicou em seu site oficial que sabe que o brigadeiro faz sucesso no Brasil, mas que o produto deles é importado de Portugal, e eles sabem que o doce faz bastante sucesso por lá também. Ainda que eles não tenham se pronunciado sobre as reclamações vindas do Brasil, é possível encontrar informações sobre o doce e sua origem no site da marca, no qual eles contam sobre o movimento para arrecadar fundos para a campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes.
"Ouvimos dizer que, se você participar de qualquer festa no Brasil, é provável que encontre brigadeiros na mesa de doces. Agora, por um tempo limitado, você pode obter a versão do Trader Joe's dessas guloseimas em nossos freezers. Os Brigadeiros do Trader Joe's são feitos para nós em Portugal, onde também são uma confecção preciosa".
Veja mais:
Brigadeiro de colher é fácil, mas tem segredo para ficar perfeito: descubra as dicas do TudoGostoso!