Com o aumento da procura por um estilo de vida saudável, algumas frutas não tão convencionais estão começando a ocupar um espaço no cardápio de muitas pessoas. Este é o caso da tâmara, um pequeno alimento que cresce na tamareira, uma espécie de palmeira que costuma ser cultiva em regiões tropicais como o Brasil, por exemplo.
Geralmente consumida seca, como o damasco e a uva-passa, uma das principais características dessa fruta é a sua doçura, o que pode ser muito útil para quem quer diminuir o consumo de açúcar, podendo ser utilizado como um adoçante natural. Mas não para por aí, porque a tâmara também é uma ótima fonte de fibras e antioxidantes. Confira a matéria completa para descobrir os principais benefícios desta fruta.
Quais são os benefícios da tâmara?
Nutritivas e versáteis, as tâmaras são uma ótima escolha para incrementar a sua dieta e deixá-la ainda mais saudável. Cheia de vitaminas e sais minerais, ela pode ajudar em muitos aspectos da saúde. Confira abaixo os principais benefícios!
Melhora o funcionamento do intestino: por ser rica em fibras, a tâmara é uma ótima aliada para o funcionamento do intestino. Além disso, ela também ajuda a combater a prisão de ventre e suas propriedades antioxidantes e bactericidas ajudam a equilibrar a flora intestinal.
Favorece o ganho de massa muscular: se você pratica atividades físicas, essa fruta pode ser muito funcional na sua dieta. Isso porque a tâmara é uma boa fonte de carboidratos, fornecendo a energia necessária para e disposição para se exercitar. Além disso, a presença de magnésio e potássio ajudam na contração muscular.
Alivia o estresse: uma das características dessa fruta é a capacidade de aliviar o estresse. Por ser uma fonte de magnésio, mineral associado a produção de serotonina, a tâmara pode te ajudar a reduzir a tensão e o estresse.
Faz bem para a saúde ocular: a tâmara possui vitamina A e dessa forma contribui para a saúde ocular, ajudando a prevenir o surgimento de doenças oculares.
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares: por ser uma boa fonte de agentes anti-inflamatórios e antioxidantes como os carotenoides, os flavonoides e os taninos, essa fruta auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, combatendo os radicais livres e promovendo a saúde das artérias.
Como incluir a tâmara na alimentação?
Por ser uma fruta versátil, incluir a tâmara na sua alimentação não deve ser uma tarefa difícil. Ela pode agregar receitas variadas, estar presente em massas, sobremesas ou servir como acompanhamento. Abaixo, o TudoGostoso trouxe algumas sugestões para te ajudar.
Tâmara seca: essa é uma das formas mais comuns de consumir a tâmara. Nesse estado, ela tem uma textura firma que aos poucos desmancha na boca, deixando um sabor marcante e adocicado. Você comer a tâmara seca junto de outras frutas secas, coloque no seu overnight oats ou com uma vasilha com frutas picadas.
Como adoçante natural: a tâmara é uma das frutas mais doces que existem, sendo uma fonte de frutose e permitindo que seja utilizada como um adoçante natural. Assim, você usar para substituir o açúcar refinado em massas de pão, vitaminas ou para acompanhar um lanche com iogurte natural, por exemplo.
Em receitas variadas: a tâmara também costuma ser muito utilizada em sobremesas como bolos, tortas ou na preparação de massas de pão e biscoitos, por exemplo. Você acrescentá-las em um smoothie matinal ou cortar em pedações e incrementar uma salada, dando aquele toque adocicado.
Por uma fonte de frutose e seu alto teor calórico, é preciso estar atento ao consumo dessa fruta. É recomendado consumi-las com moderação, pois comer em grandes quantidades pode causar picos de glicose.
Veja mais:
Como manter a alimentação saudável fora do home office? Essas dicas irão transformar a sua rotina no trabalho
Por essa você não esperava: caju não é fruta e sua castanha é, na verdade, uma amêndoa
A fruta que fornece energia rápida, é antioxidante, regula o humor e o sono e ainda é ótima para adoçar receitas: 99% dos brasileiros adoram!