O brigadeiro é aquele doce que une todos os brasileiros, é praticamente impossível encontrar alguém que consiga resisti-lo. E quando falamos de brigadeiro, estamos falando de qualquer docinho de festa feito com leite condensado, como o beijinho de coco, o docinho de nozes e o casadinho. Só de falar já dá água na boca! Se você é apaixonado por esse doce assim como a gente, você precisa aprender essas dicas que vamos ensinar hoje de como fazer um brigadeiro lisinho e sem grumos. Confere!
Dicas para um brigadeiro perfeito: aprenda como fazer o doce lisinho e sem grumos
Veja como fazer um brigadeiro lisinho e sem grumos!
Qualidade do leite condensado
O primeiro passo para um brigadeiro lisinho é escolher um leite condensado bom, que não seja líquido demais. Quando o leite condensado é muito líquido, o açúcar presente nele cristaliza muito rápido, o que acaba criando grumos no brigadeiro. Além disso, o leite condensado começa a queimar muito antes de ter chegado ao ponto certo, o que atrapalha todo o processo.
Tipo de ingrediente em pó que é utilizado
Nem só de chocolate em pó se vive um brigadeiro. Qualquer ingrediente em pó que seja (leite ninho, cacau em pó, achocolatado, gengibre em pó etc) deve ser peneirado para evitar que os pequenos grumos entrem em contato com o leite condensado e não se dissolvam.
Não adicione açúcar!
Nada de acrescentar açúcar ao leite condensado, hein! Isso é falta grave! O leite condensado já é doce o suficiente, e colocar açúcar ou outros ingredientes muito doces só deixarão o brigadeiro enjoativo.
A gente sabe que é muito comum fazer brigadeiro com achocolatado, e é claro que você pode continuar com essa rotina, mas para fazer um brigadeiro de sabor bem equilibrado, o ideal é usar um ingrediente como cacau em pó ou chocolate em pó 70%, que são mais amargos.
Melhores panelas para fazer brigadeiro
Quando a gente faz brigadeiro em casa para a família, é comum usarmos qualquer panela que tiver a disposição, independente do material ou da grossura. Contudo, o ideal é usar panelas mais grossas, como as de fundo triplo, que esquentam mais devagar e uniformemente, mantendo a temperatura da panela e do doce, sem grandes variações. Quanto mais a fina a panela, mais problemático é para fazer o brigadeiro do jeito certo.
Temperatura do fogo importa
A temperatura do fogo está diretamente ligada ao tipo de panela que você usa. Se você está usando uma panela de alumínio, por exemplo, que é bem fina, você deve usar fogo médio para baixo, para ter certeza de que o brigadeiro não irá queimar ou cristalizar, dois fatores que impedem que ele fique liso.
Agora, se você está usando uma panela adequada, de fundo triplo, pode preparar o brigadeiro no fogo médio para alto sem problema, e ele ficará pronto no tempo certo, perfeito para enrolar. É importante ressaltar que o brigadeiro para enrolar deve ser feito o mais rápido possível sem queimar, por isso não deve ser feito em fogo muito baixo.
Tanto o fogo muito baixo quanto o fogo muito alto tendem a cristalizar o açúcar, fazendo com que o brigadeiro fique muito puxa (no caso do fogo baixo) ou cheio de grumos (no caso do fogo alto).
O mais importante é conhecer muito bem o seu fogão para decidir qual é a temperatura que você deverá usar. Algumas marcas e algumas bocas possuem uma chama maior e mais intensa do que outras, e você deve ficar atento a isso.