Quem adora preparar receitas com bacalhau sempre que tem oportunidade não pode deixar de aprender como fazer frigideira de bacalhau com repolho. Apesar do nome inusitado, tecnicamente esta receita não é de bacalhau na frigideira. O preparo é mais similar ao de uma torta de bacalhau assada no forno, só que muitas vezes em travessas redondas que lembram frigideiras. Além disso, essa panela também precisa ser utilizada para refogar o bacalhau e o repolho antes de misturar nessa massa deliciosa e levar ao forno. Para isso, além desses ingredientes que são indispensáveis, você também deve juntar cebola, tomate, leite de coco e cheiro-verde que dão vida ao prato. Já a massa é bem simples e feita com uma mistura de ovo e farinha para engrossar e dar forma a essa receita de frigideira de bacalhau. Muito bem servido, esse prato é ideal para muitas ocasiões, desde alimentar a família na Páscoa até garantir o almoço da semana.
Ingredientes (5 porções)
350 g de bacalhau demolhado, desfiado 1 repolho pequeno cortado em fatias finas 1/2 xícara de água 1/2 xícara de azeite 3 colheres de farinha de trigo 6 ovos 2 cebolas raladas ou picadas 2 tomates picados 1 garrafinha de leite de coco Corante ou extrato de tomate Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
- 1
Deixe o bacalhau de molho 24 horas, sempre trocando a água.
- 2
Cozinhe o repolho já cortado no vapor e reserve.
- 3
Aferventar o bacalhau e desfia-lo bem miudinho.
- 4
Em um recipiente refogue o bacalhau e o repolho no azeite e adicione a cebola ralada e os temperos picados.
- 5
Após refogado adicione o leite e a água e deixe cozinhar até ficar bem sequinho sempre mexendo bem, prove o sal (caso queira adicione sal) coloque o extrato ou corante.
- 6
E reserve.
- 7
Bata 6 claras em neve firme e acrescente as gemas um pouco de sal e 3 colheres de sopa de farinha de trigo.
- 8
Bata mais um pouco e coloque um pouco dessa mistura no refogado de repolho.
- 9
Unte com óleo um refratário, coloque um pouco da massa e coloque o refogado e por cima o restante da massa e decore com cebola e azeitona (opcional) e leve ao forno para gratinar.
Informações adicionais
Como fazer frigideira de bacalhau com repolho se não dessalgou o peixe antes
Assim como a maioria das receitas com bacalhau, para ter como fazer frigideira de bacalhau com repolho você precisa primeiro dessalgar o bacalhau se não quiser que sua comida fique muito salgada. Normalmente esse processo demora 24h, sendo necessário trocar a água do bacalhau a cada algumas horas.
Mas, se você esquecer de fazer esse preparo antes, não precisa desistir da receita de bacalhau de frigideira! Tudo que você precisa é levar o peixe para cozinhar com um pouco de sal. Esse truque permite você dessalgar bacalhau rapidamente para ter o peixe preparo em apenas 15 minutos.
Essa dica de como preparar bacalhau de maneira mais prática funciona para qualquer receita com o peixe dessalgado, não só a frigideira de bacalhau. Pode ser uma bacalhoada, um bacalhau com batatas, um salpicão de bacalhau ou um bolinho de bacalhau, esse truque versátil funciona em todas!
Como preparar o repolho para a receita de frigideira de bacalhau
Como essa é uma receita de frigideira de bacalhau com repolho, o preparo desta hortaliça também é fundamental para o sucesso do prato. Não basta cortar o vegetal em tiras e colocar na massa, para tirar o melhor proveito da textura e do sabor desse ingrediente, a dica do preparo é cozinhá-lo a vapor.
Fazer repolho no vapor é importante por dois motivos. O primeiro está na textura, já que esse processo evita que ele acumule água. Assim, ao entrar na massa, ele não fica murcho ou altera a consistência do prato.
A segunda vantagem de cozinhar o ingrediente, especialmente no vapor, é evitar os gases causados pelo repolho e de quebra ainda facilitar a digestão. Se você sempre tem problema com gases em todas as receitas com repolho, outra dica é temperar a hortaliça com limão, gengibre ou hortelã que ajudam a amenizar a formação de gases.
Assim você consegue preparar receitas como a frigideira de bacalhau com repolho sem dificuldades em nenhum ingrediente.
Para quem gosta de uma receita de bacalhau na frigideira ou no forno, veja também:
Bacalhau com couve-flor à galega: prato típico da culinária espanhola é a receita perfeita para inovar
Quem tem pressão alta pode comer bacalhau? Especialistas explicam se peixe salgado pode ser perigoso
Bacalhau ao forno: uma receita fácil e tradicional de Páscoa