
Alfajor caseiro macio e impossível de resistir! (créditos: Shutterstock)
Quando se fala em comidas típicas da Argentina, é impossível não pensar no tradicional alfajor. O biscoito macio, recheado com doce de leite e coberto com chocolate é uma das sobremesas mais queridas do país.
Apesar de estar profundamente associado aos nossos hermanos, o alfajor tem origem na cozinha árabe. Com a expansão dos árabes pela Península Ibérica, no século VIII, o doce chegou à região da atual Espanha, onde logo ganhou popularidade. Séculos depois, com a colonização espanhola na América, o alfajor desembarcou na Argentina e não demorou para conquistar o paladar local e se tornar um símbolo da gastronomia nacional.
Se você também ama alfajor tanto quanto os argentinos, que tal preparar essa delícia em casa? A receita que vamos ensinar a seguir é simples, feita com ingredientes acessíveis, e perfeita para matar a vontade a qualquer hora, sem gastar muito. O preparo ainda tem um toque especial do brigadeiro de limão. Confira o passo a passo!
Receita de alfajor com recheio de brigadeiro de limão
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de raspas de limão-siciliano
- Suco de 1/2 limão-siciliano
- 1 xícara de doce de leite
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate meio amargo derretido
- Chocolate branco derretido (para decorar)
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque o leite condensado, as raspas e o suco do limão-siciliano.
- Mexa bem e cozinhe até atingir o ponto de brigadeiro (desgrudando do fundo da panela). Reserve.
- Em uma tigela, misture o doce de leite, o amido de milho e a farinha de trigo até obter uma massa homogênea.
- Leve a massa ao congelador por 10 minutos.
- Em uma tábua coberta com plástico-filme, coloque a massa, polvilhe farinha por cima e abra com um rolo.
- Cubra com o plástico-filme novamente e leve ao congelador por mais 10 minutos.
- Com a ajuda de um cortador redondo, corte os biscoitinhos.
- Disponha-os em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 160 °C por cerca de 15 minutos, ou até firmarem levemente (sem dourar muito).
- Depois de frios, recheie os biscoitos com o brigadeiro de limão.
- Una as metades formando sanduíches, mergulhe no chocolate meio amargo derretido e espere firmar.
- Finalize com fios de chocolate branco por cima para decorar.
Veja também:
Minha vizinha me ensinou como fazer deliciosas trufas de aveia em menos de 25 minutos e com apenas 6 ingredientes
Nem empanadas, nem alfajor: comida preferida do Papa Francisco era um clássico da culinária Italiana acompanhado de suco de laranja