• Entrar
  • Cadastrar
Torta capixaba: faça o bacalhau render na Páscoa com essa receita prática e gostosa!
Aprenda a fazer uma torta capixaba deliciosa para o almoço de Páscoa e supreenda a família com essa receita!

Você já conhece a torta capixaba? O prato que faz sucesso nas cozinhas do estado do Espírito Santo pode ser a opção que faltava para variar no cardápio de páscoa da sua casa. A receita tradicional com bacalhau faz o peixe render, ideal para o almoço em família. Além disso, quem tem uma panela que pode ser usada no forno consegue preparar toda a torta usando apenas o utensílio. Prático, né? Confira a seguir a receita de torta capixaba e dicas para um preparo delicioso!

Torta capixaba: veja como fazer esse parto com peixe, palmito e ovos na Páscoa!

Receita de torta capixaba

Ingredientes
500g de bacalhau dessalgado e desfiado
400 g de palmito cozido e espremido
1/2 maço de cebolinha
1/2 maço de coentro
1 cebola
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados
4 colheres de azeite
1 colher de colorau
1 sachê de azeitonas
6 ovos

Modo de preparo

Comece a receita fritando a cebola com alho e azeite até dourar. Em seguida, acrescente tomate e colorau e vá mexendo até murchar. O próximo passo é acrescentar o bacalhau na panela e deixar cozinhar por uns 10 minutos, sempre mexendo para não queimar. Por fim, acrescente a cebolinha, o coentro, a azeitona e o palmito. Misture tudo até incorporar todos os ingredientes e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Em seguida, desligue o fogo e acrescente 4 ovos batidos com um garfo. Mexa tudo até ficar com a consistência um pouco mais cremosa e coloque a massa em uma assadeira untada com azeite. Para finalizar, bata os 2 ovos restantes em ponto de neve, despeje por cima, e decore com azeitonas e rodelas de cebola. Leve a torta capixaba ao forno preaquecido por 40 minutos em temperatura média, até a superfície ficar dourada.

Qual o significado da torta capixaba?

A torta capixaba tem esse nome porque é realmente muito tradicional no Espírito Santo. O prato costuma ser preparado na Semana Santa, quando os cristãos fazem abstinência de carne vermelha.

A torta teria surgido há centenas de anos, criado nas vilas de pescadores que viviam no litoral do estado. De início, a receita era preparada com mariscos e peixes da região, mas com o passar do tempo o bacalhau também passou a ser incorporado na torta. Os capixabas também costumam fazer a torta em uma panela de barro, que sai do fogão e vai direto ao forno, onde a receita é finalizada.

Para além da páscoa, nada impede que essa receita seja preparada com outros tipos de peixe e frutos-do-mar, como sardinha, siri, camarão e caranguejo. O ovo é um ingrediente que não pode faltar, já que é responsável por dar liga em todos os ingredientes e garantir uma aparência de torta, com possibilidade de ser cortada em pedaços.

Veja mais
O que comer na Páscoa? Confira os pratos mais tradicionais do feriado no Brasil e o que evitar no cardápio
Veja sobremesas de Páscoa sem chocolate que são de dar água na boca

Temas relacionados