As saladas são pratos refrescantes que combinam com a temporada de primavera-verão. O acompanhamento também é uma excelente fonte de nutrientes importantes para manter uma alimentação balanceada e saudável. Aqui no TudoGostoso nós já ensinamos diversas receitas de saladas deliciosas para montar um prato variado e saboroso. Dessa vez, nossa sugestão é a salada de batata americana, perfeita para servir como entrada, prato principal ou como acompanhamento.
Veja a seguir como preparar a salada de batata americana e surpreenda-se com o sabor.
Receita de salada de batata americana
A salada que vamos ensinar a seguir é feita com uma mistura de batatas e ovos. Dependendo do seu gosto, você ainda pode personalizar esta receita adicionando outros ingredientes, incorporando um toque pessoal ao prato.
Ingredientes
- 4 batata média
- 3 ovos cozidos
- 4 - 6 colheres de maionese
- 2 pepino picados
- 2 Aipo picado
- 1 colher de sopa de molho agridoce
- 4 colheres de sopa de vinagre de maçã
- Sal e pimenta a gosto
- Uma colher de sopa de mostarda
- Cebola roxa em rodelas ou picada (sua preferência)
- Alho em pó
Modo de preparo:
A primeira etapa para preparar a salada de batatas é, obviamente, cozinhar bem as batatas. Para isso, descasque e corte em pedaços irregulares e cozinhe por, aproximadamente, 15 minutos em uma panela grande com bastante água. Você também pode aproveitar a água da panela para cozinhar os três ovos.
Se quiser conseguir um sabor mais intenso nesta receita, recomendamos que cozinhe em meio litro de caldo de galinha caseiro, adicionando a água necessária para cobri-los. No líquido do cozimento, adicione uma folha de louro e uma pitada de sal. Depois que as batatas estiverem cozidas, escorra e deixe esfriar.
Para o molho, coloque em uma tigela de 4 a 6 colheres de maionese, vinagre, pepino picados, uma colher de sopa de molho agridoce, mostarda, alho em pó, cebola, sal e pimenta. Misture tudo e deixe esfriar na geladeira por 20 minutos.
O que servir com salada de batata americana?
A salada de batata pode ser servida como entrada, acompanhamento ou até mesmo prato principal. Uma sugestão é servi-la acompanhada de alguma carne bem suculenta, como uma costela cozida ou um bife de panela de pressão. A receita também combina com um churrasco de domingo ou ocasiões especiais, como um almoço em família e ceia de natal.
Veja também:
Eu não sabia que minhas saladas de leguminosas tinham uma falha. Tudo mudou desde que eu não pulei esse truque
3 saladas com frango para um almoço incrível no verão