![Receita de arroz doce simples: aprenda como fazer o clássico das Festas Juninas com perfeição!](https://static.itdg.com.br/images/622-auto/9bd48e56911a1ddd4760fc6ffe00b74b/receita-de-arroz-doce-simples.jpg)
O arroz doce é uma sobremesa muito presente nas quermesses brasileiras e não pode faltar na sua festa! (Créditos: TudoGostoso)
Já estamos chegando no final de junho, mas todo mundo sabe que as Festas Juninas no Brasil são estendidas até julho e, se bobear, até agosto. Por isso, o TudoGostoso ainda vai ensinar muitas receitas típicas dos arraiás por aqui! Nós já mostramos como fazer brigadeiro de curau, beijinho de milho com coco, pé de moleque cremoso e muito mais. Hoje vamos ensinar a receita de arroz doce simples, um clássico que não pode faltar! Confira a seguir!
Receita de arroz doce simples: confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz branco ou japonês (fica melhor)
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 pitada de sal
- Canela em pó a gosto
Como fazer arroz doce simples:
O primeiro passo para preparar o arroz doce simples é cozinhar o arroz normalmente com a água e a pitada de sal. Mas atenção, é só uma pitada de sal mesmo, viu? Nada de colocar a mesma quantidade que você usa no arroz normalmente porque senão ficará salgado e essa não é a intenção.
Quando a água do arroz estiver quase seca, adicione o leite e o leite condensado, misturando bem. Abaixe o fogo se não estiver no mínimo e continue cozinhando por cerca de 20 minutos ou até que ele seque um pouco e fique bem cremoso. Mexa de vez em quando para garantir que o arroz doce não irá queimar. Quando estiver bem cremoso, desligue e continue mexendo sem parar por mais 5 minutos enquanto esfria. Sirva quente ou gelado com canela em pó polvilhada.
Por que usar arroz japonês para fazer arroz doce?
O arroz japonês é mais glutinoso e macio do que o nosso tradicional arroz branco, então o doce fica mais “empapado” e cremoso, o que é ótimo para esse tipo de receita. Porém, vale ressaltar que esse tipo de arroz costuma ter um valor bem alto, independente da sua localização. Quem mora no centro de São Paulo ainda consegue encontrar opções mais em conta em bairros como Liberdade e Bom Retiro, mas ainda são mais caros do que o valor que pagamos no quilo do arroz branco nos supermercados mais populares.
Veja mais:
Quando é a festa junina? Descubra as principais datas e se prepare para curtir o mês todo mergulhado em arraiá
Confira 5 itens para montar a mesa perfeita para a sua Festa Junina