• Entrar
  • Cadastrar
Presunto e apresuntado são a mesma coisa?

Chega de dúvidas: descubra agora as diferenças entre o presunto e o apresuntado!

O presunto e o apresuntado são produtos diferentes! (Crédito: Shutterstock)

O nome até que é parecido, mas será que presunto e apresuntado são a mesma coisa? Apesar de ambos terem origem na carne suína, a verdade é que existem sim algumas diferenças entre eles! Saiba agora qual a melhor opção escolher na hora das compras! Confira no TudoGostoso e surpreenda-se!

O que é o apresuntado?

O apresuntado é uma espécie de presunto só que com uma qualidade inferior. Ele apresenta menos carne e mais gordura. A maior diferença é a parte que cada produto é retirado do porco. O apresuntado, diferente do presunto, não é feito a partir do corte principal do porco: o pernil. Na verdade, ele é obtido a partir de pequenos pedaços da paleta, a pata dianteira do animal, e em poucos casos, pode até mesmo ser misturado com os restos do presunto. Essa carne é cozida e embutida. Isso faz com que ele tenha um preço mais em conta e que caiba no bolso.

O presunto é mais conhecido, mas é melhor?

O presunto é obtido a partir do pernil, considerado o corte suíno mais nobre, sendo reconhecido pela sua maciez e alto teor de proteínas. O corte é limpo, retirando o excesso de gordura e passando pelo processo de maturação. Depois de cozidos, eles são refrigerados e vendidos. Apesar de ambos os casos, no presunto e no apresuntado existirem a adição de conservantes, aditivos químicos, sal e entre outros componentes, o presunto acaba sendo mais saudável. O processo é mais natural e ele apresenta quantidades menores de gordura trans.

Como usar o apresuntado e o presunto

Eles apresentam diversas diferenças, mas no fim o sabor de cada um é bastante similar ao do outro. Em pratos nos quais você costuma utilizar o presunto, também pode substituir pelo apresuntado, sem que haja qualquer grande diferença perceptível no gosto. Você pode utilizá-los em receitas como em sanduíches, pizzas, saladas, omeletes, salgados e saladas. Use a sua criatividade à vontade e inove!

O apresuntado faz mal?

O presunto sem dúvidas é um alimento mais magro por conter menos gorduras do que o apresuntado. Ambos configuram-se como produtos embutidos e que possuem quantidades de sódio e aditivos químicos, sendo assim prejudiciais para a saúde. Eles até podem ser consumidos, mas nada de exagerar, hein? Na dúvida, dê preferência para o presunto em comparação ao apresuntado.

Veja mais

Você sabe do que é feito o presunto? Confira as novas regras para a produção do alimento que mudaram após mais de 20 anos!
Como conservar frios da maneira certa: NUNCA MAIS jogue presunto e queijo fora na sua vida!
Linguiça calabresa, pepperoni e salame: confira as diferenças

Temas relacionados