• Entrar
  • Cadastrar
Pode comprar alimento em lata amassada? E guardar aberto na geladeira? O TudoGoostoso tira todas as suas dúvidas!

Mais de 90% da população informa que não compra alimentos em latas amassadas

Saiba de uma vez por todas se faz comprar alimento em lata amassada ou não (Créditos: Shutterstock)

As comidas enlatadas fazem parte da alimentação da maioria das pessoas, e eles podem ser usados para fazer uma infinidade de receitas. Por isso, existe uma regra muito famosa na hora de comprar esses alimentos que diz que não se deve comprar enlatado amassado, mas isso é mito ou verdade? Vem que o TudoGostoso vai te contar tudo e ainda explicar o que você precisa saber na hora de comprar alimentos enlatados!

Não pode comprar enlatado amassado: mito ou verdade?

Está rolando na internet a informação de um artigo do Instituto de Tecnologia de Alimentos em que ele diz que “não há influência dos amassamentos na contaminação metálica dos alimentos”. Vale destacar que o artigo é de 2001.

Para corroborar essa informação, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) informa que as latas de alimentos possuem uma película protetora elástica e moldável que preserva o interior da lata. Essa película é o verniz que deixa a lata brilhante por dentro e impede que o alimento entre em contato direto com os metais. Eles explicam que a película é preservada mesmo que a lata seja amassada.

Então isso quer dizer que pode comprar enlatado amassado que não tem problema? Bom, calma que não é bem assim! A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Código de Defesa do Consumidor informam exatamente o contrário, explicando que não se deve comprar produtos em que a embalagem esteja danificada, como a lata amassada.

Ainda que seja pouco provável que um simples amassado cause contaminação no alimento, é melhor evitar. Sempre melhor prevenir do que remediar!

O que a Anvisa diz sobre enlatado amassado?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que deve-se ter cuidado na hora de comprar um alimento enlatado, informando que não se deve comprar produtos com embalagens danificadas, como latas amassadas. Essa mesma informação é repassada pela Vigilância Sanitária municipal.

Pode vender lata amassada?

Não há nenhum artigo no Código de Defesa do Consumidor que proíba explicitamente a venda de enlatados amassados, apenas de produtos que tenham algum defeito na embalagem. No entanto, diversos órgãos estaduais divulgam a informação de que o consumidor deve ter o produto trocado em caso de lata amassada, enferrujada, estufada ou furada.

Quais cuidados se deve ter na hora de comprar alimento enlatado?

Preste bastante atenção na embalagem do alimento enlatado. Ela não pode apresentar sujidades, amassados, furos, partes enferrujadas e nem estufada. Para ter certeza que a lata está em bom estado, compare com outras da mesma marca.

Apesar do prazo de validade dos alimentos em lata serem bem grandes, sempre dê uma olhada antes de comprá-lo, principalmente se estiver com um valor bem abaixo do usual.

Pode guardar alimento em lata aberto na geladeira?

Nunca guarde alimentos enlatados abertos na geladeira! O ideal é sempre trocar o recipiente para um que tenha tampa; se for hermético, é melhor ainda. Além de deixar um mau cheiro na geladeira, esse hábito ainda contribui para a contaminação cruzada de alimentos.

Seguindo essas orientações, a gente tem certeza que você fará compras mais conscientes e terá hábitos ainda mais saudáveis!

Veja mais:

Brinde com vidro? Anvisa retira do mercado bebida consumida por milhões de brasileiros

Temas relacionados