
A psicologia ajuda a explicar por que algumas pessoas não recolhem a bandeja após a refeição na lanchonete (Foto: Shutterstock)
Você já deve ter reparado que nas lanchonetes de fast-food algumas pessoas terminam de comer e abandonam a bandeja com as sobras de comida sobre a mesa, enquanto outras recolhem tudo para colocar na lixeira.
A dúvida que fica é se essa atitude é apenas uma questão de hábito ou de distração. Mas a psicologia comportamentla pode ter essa resposta.
O fato de uma pessoa não limpar a bandeja ao final de uma refeição pode dizer muito mais sobre ela do que você possa imaginar!
O que diz a psicologia sobre as pessoas que abandonam a bandeja na mesa após o lanche
Especialistas em comportamento social afirmam que recolher a bandeja após a refeição, embora não seja obrigatório e nem uma exigência, reflete responsabilidade individual e respeito às normas implícitas de convivência.
Não fazê-lo pode indicar desinteresse pelo bem comum ou falta de consciência do próprio papel no grupo, conforme mostra o site argentino TN.
Estudos apontam que quem não colabora em ações coletivas pode ter menor inclinação ao altruísmo ou a priorizar o próprio conforto em detrimento do esforço coletivo, não se enquadrando, necessariamente, a uma questão de más intenções.
Isso pode decorrer da falta de consciência sobre o impacto individual ou de uma visão hierárquica dos papéis sociais, delegando a responsabilidade aos trabalhadores do local com a crença de que "alguém cuidará da limpeza".
O ambiente tende a influenciar a atitude da maioria
Não limpar a bandeja pode ser resultado de distração, cansaço ou desconhecimento da norma. Segundo a psicologia comportamental, o ambiente influencia fortemente: em locais limpos, as pessoas tendem a imitar o bom exemplo; em ambientes sujos, aumentam as chances de comportamento semelhante.
Ou seja, pegar a bandeja ao sair demonstra comprometimento com a comunidade, empatia e respeito pelos trabalhadores. É um gesto simples, mas significativo, que transmite uma mensagem de colaboração e consideração pelos outros.
Da próxima vez que você for a uma lanchonete de fast-food, pode valer a pena se perguntar qual mensagem você deseja enviar com suas ações.
Veja mais!
Se você come seus sentimentos, a psicologia tem um recado pra você
Fazer isso na sua casa traz felicidade e esses são os 10 motivos, segundo psicóloga