
Se as suas plantas estão sempre murchas, pode ser que a explicação esteja em algo mais profundo (Foto: Shutterstock)
Você sabia que a falta de vitalidade das suas plantas pode ser reflexo do seu humor? Embora seja fundamental dedicar cuidados como regar, nutrir e iluminar de acordo com as necessidade de cada espécie, nem sempre isso parece ser suficiente para mantê-las vibrantes e saudáveis.
Muita gente reclama que as plantas cultivadas em casa costumam murchar, ainda que façam todo o possível para evitar que isso aconteça.
O que talvez não seja do conhecimento de todos é que a psicologia sustenta que esse fenômeno pode estar relacionado a alguns fatores, desde a falta de cuidado ou fatores mais profundos.
Psicologia pode explicar a falta de vitalidade das plantas
Quem mantém o hábito de cultivar plantas sabe que elas exigem cuidados, constância e conexão. Os especialistas acreditam que isso está ligado à capacidade de manter relacionamentos e rotinas, como aponta o site argentino TN.
Quando uma pessoa passa por momento de tristeza ou estresse, normalmente tende a negligenciar tarefas cotidianas simples, como é o caso de regar as plantas.
O cuidado com plantas pode refletir o autocuidado. Se uma pessoa demonstra dificuldade em mantê-las, pode ser uma indicação de cansaço mental, desmotivação ou baixa autoestima.
Algumas escolas de psicologia também interpretam isso como um sintoma de fadiga emocional, onde a energia se esgota até mesmo para realizar tarefas simples.
O que fazer para a planta não ficar murcha
Não basta encher a casa de plantas, é preciso dedicar alguns cuidados básicos para evitar que elas murchem e percam a vitalidade. Algumas dicas vão te ajudar nessa missão:
- Escolha uma planta que se adapte às condições de luz da sua casa, pois algumas precisam de sol intenso e outras se desenvolvem bem na sombra;
- Cada planta tem necessidades específicas de rega, por isso é essencial conhecer a quantidade ideal para evitar excessos ou falta de água;
- Evite expor a planta a temperaturas extremas ou correntes de ar, colocando-a em um local adequado para seu desenvolvimento;
- Fertilize a planta mensalmente na primavera e no verão para garantir os nutrientes necessários ao seu crescimento saudável;
- Faça podas regulares, removendo partes secas ou danificadas, para estimular o crescimento saudável e novos brotos.
Veja mais!
Não precisa bater luz do sol na sua casa para ter essas nove plantas, elas amam sombra!
Nem feira, nem hortifruti: a nova tendência é plantar em casa; saiba como cultivar hortas em vasos