Engana-se quem pensa que a cenoura só fica boa se for servida com o bolo de cenoura! Esse vegetal é muito versátil e pode ser muito benéfico para a saúde! Mas o que acontece de fato com a sua saúde se você passar a consumi-lo todos os dias? Um estudo da Universidade de Samford traz as respostas para esse caso. Confira agora e surpreenda-se, mas esteja atento às recomendações!
Benefícios da cenoura
Segundo a Universidade de Samford, as cenouras podem ter uma contribuição positiva para a saúde. As cenouras contêm antioxidantes, como betacaroteno, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas. Isso acontece pelas propriedades que podem ajudar a reduzir a inflamação, tornando o corpo mais eficaz na defesa contra infecções e doenças.
Outro ponto que o estudo chama atenção é para o quanto esse vegetal é rico em fibras solúveis em vitamina A. A fibra pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, retardando a digestão do açúcar e do amido, além de alimentar bactérias intestinais benéficas e reduzir o colesterol no sangue. Já a vitamina A e os antioxidantes presentes nas cenouras, como a luteína e a zeaxantina, são essenciais para a saúde dos olhos e podem ajudar a prevenir problemas de visão, como a degeneração macular e a catarata.
O que acontece se comer cenoura todos os dias?
A cenoura possui diversos benefícios, mas não pense que para obtê-los você precisa comer esse vegetal todos os dias! Segundo o estudo, a recomendação é comer cenoura três vezes por semana. O consumo excessivo de betacaroteno das cenouras pode impedir o funcionamento da vitamina A e afetar a visão, os ossos, a pele, o sistema imunitário e o metabolismo. Consulte um profissional de saúde antes de adicionar novos ingredientes à sua dieta e lembre-se que tudo que é consumido em excesso, não é bom para o corpo.
Contraindicações da cenoura
Embora as cenouras sejam geralmente seguras e saudáveis para a maioria das pessoas, existem algumas contraindicações e considerações a serem levadas em conta. As cenouras possuem um índice glicêmico moderado, mas se o consumo for feito em grandes quantidades pode impactar os níveis de açúcar no sangue, especialmente para pessoas com diabetes e hipertireoidismo. É importante seguir a recomendação de comer cenoura em média três vezes por semana e consultar um profissional de saúde.
Veja mais
Nem laranja, nem limão: a rainha da vitamina C é uma fruta que atua nos níveis de açúcar do sangue e na prevenção do câncer
Essas partes do frango são as que mais acumulam parasitas: em nenhuma circunstância adicione ao caldo
O vegetal milagroso repleto de colágeno que ajuda a memória e fortalece os ossos