O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada. Quando consumido de maneira correta e equilibrada, ele não causa nenhum grande problema de saúde, a não ser em pessoas que são alérgicas ou intolerantes. Por outro lado, quando ingerida em excesso, a substância tende a desencadear uma série de processos inflamatórios no organismo, inclusive naqueles que não possuem sensibilidade ao composto.
Por isso, se você não quer cortar o glúten de vez da sua dieta, o ideal é consumi-lo com moderação. Além disso, segundo o nutricionista Luciano Bruno (@luciano), alguns alimentos ajudam a minimizar os efeitos alergênicos e inflamatórios do glúten.
Polifenóis presentes em alguns alimentos aliviam a reação inflamatória do glúten no corpo
De acordo com Luciano, os polifenóis presentes em frutas, folhas verdes, legumes, sementes, chás e especiarias atuam na prevenção e redução da inflamação causada pelo glúten. Essas substâncias agem diretamente no reparo de tecidos de órgãos afetados pela ação da proteína. Além disso, estudos sugerem que os polifenóis também impedem a ativação de receptores que causam sensibilidade intestinal.
Entre os melhores alimentos indicados para reduzir a inflamação causada pelo glúten, podemos citar:
- Brássicas (agrião, brócolis, couve, couve-flor, mostarda, nabo, repolho e rúcula)
- Leguminosas;
- Cereais integrais;
- Chás (erva-doce, cidreira, camomila, matcha, hortelã e chá verde).
- Alecrim;
- Sementes;
- Folhas verdes;
- Frutas (principalmente aquelas que são ricas em fibras e antioxidantes);
- Gengibre;
- Oleaginosas e sementes;
- Raízes;
Esses alimentos listados possuem propriedades anti-inflamatórias que são muito benéficas para o sistema digestivo. Porém, vale ressaltar que eles auxiliam apenas quem não tem doença celíaca ou um quadro de intolerância ao glúten de grau alto.
Glúten faz mal à saúde?
Não existe comprovação científica de que o glúten faça mal à saúde de quem não é intolerante ou alérgico à proteína. Inclusive, a substância participa da renovação da flora intestinal, comunidade de bactérias “do bem” que ajudam na digestão. O glúten também é considerado uma boa fonte de energia para o corpo, já que é um carboidrato de absorção lenta. Sendo assim, com equilíbrio e moderação, não há necessidade de cortar o glúten da sua alimentação.
Outro mito que existe em relação ao glúten é que a proteína engorda. Na verdade, o que contribui para o ganho de peso são os carboidratos presentes nos pães e nas massas. Por isso, quando cortamos esses alimentos da dieta, fica a sensação de que estamos mais magros. Entretanto, o emagrecimento é causado pela redução das calorias, não pela ausência do glúten.
Veja também:
Mitos sobre alimentação saudável
Os benefícios da farinha integral para a sua alimentação