
Pausas regulares durante a caminhada ajuda na queima de calorias, aponta estudo. (créditos: Shutterstock)
Quando se trata de perda de peso não existe uma solução mágica que funcione com todo mundo. No entanto, sabemos que os exercícios físicos e as dietas adequadas funcionam para a maioria das pessoas. Além disso, um método que os especialistas sempre recomendam é também o mais simples de realizar: caminhar. Mas se você acha que apenas sair por aí caminhando vai te ajudar a emagrecer, saiba que não é bem assim.
Pelo menos é o que afirma uma equipe de pesquisadores da Universidade de Milão. Os cientistas realizaram uma série de experimentos sobre o assunto e chegaram a uma conclusão clara: para queimar calorias e perder peso, é muito mais eficaz caminhar com pequenas pausas regulares do que correr de uma só vez.
A melhor forma de caminhar para perder peso
Os investigadores começaram o estudo depois de observarem que muitas estimativas da energia necessária para caminhar são baseadas em dados de pessoas que se exercitam num estado metabólico estável. Ou seja, a maioria dos exames são realizados quando a frequência cardíaca está constante e o corpo equilibra perfeitamente a energia que gasta. É um pouco como quando um carro viaja em velocidade de cruzeiro: ele sempre gasta menos energia nesse estado do que quando acelera regularmente.
Assim, para aprender mais sobre as necessidades energéticas dos diferentes passos, os investigadores recrutaram 10 voluntários saudáveis que foram monitorizados enquanto se exercitavam numa máquina para subir escadas e numa passadeira. Os exercícios foram feitos em três velocidades diferentes com sessões variando de dez segundos a quatro minutos.
A ideia era medir as necessidades de oxigênio e energia de caminhadas curtas em comparação com caminhadas mais longas. No final do estudo, os cientistas italianos descobriram que caminhar ou subir escadas por períodos de 10 a 30 segundos é uma atividade que requer entre 20 e 60% mais oxigênio do que andar por períodos prolongados. É um forte indicador do consumo de energia do corpo humano. “É como ter um carro que consome mais combustível durante os primeiros quilômetros do que depois”, explica Francesco Luciano, líder da equipe de pesquisadores.
Pausar durante a caminhada não prejudica a perda de calorias
Em seu trabalho, os pesquisadores relatam que, para cada sessão de exercícios, registraram o consumo de oxigênio de cada voluntário. Em seguida, calcularam as demandas metabólicas para as diferentes caminhadas. A partir daí, os cientistas descobriram que é necessária mais energia no início de cada caminhada, para iniciar e aquecer o corpo, do que mais tarde no exercício, quando o corpo já está em movimento e funcionando de forma mais eficiente.
Então, se você quer perder peso, é preciso atentar para esses momentos de excesso de consumo de energia. E sinta-se à vontade para dar uma pausa para beber uma água ou dar uma descansada. As pausas não vão prejudicar a queima de calorias e ajudam mais no emagrecimento do que percorrer o trajeto do início ao fim de forma interrupta.
Veja também:
Como emagrecer comendo de tudo? Nutricionista responde pergunta de milhões (com sugestão de cardápio para todas as refeições!)
Beber água com limão ajuda a emagrecer? Descubra os reais benefícios da bebida e se vale a pena consumir a mistura