• Entrar
  • Cadastrar
Nem banana, nem batata: esse ingrediente ignorado pela maioria é a melhor fonte de potássio e ainda tem muita fibra!

Pouca gente lembra desse alimento, mas ele é rico em potássio (e em muitos outros nutrientes!)

Nem banana, nem batata: esse ingrediente ignorado pela maioria é a melhor fonte de potássio e ainda tem muita fibra!

O potássio é um micronutriente essencial para diversas funções do organismo (Crédito: Shutterstock)

O potássio é um mineral essencial para o funcionamento adequado do organismo, sendo necessário para diversas funções básicas, como regulação da pressão arterial, da função muscular e do metabolismo de carboidratos e proteínas.

Quando pensamos em alimentos fontes de potássio, a banana e a batata normalmente são os primeiros da lista. E, de fato, tanto a fruta quanto o tubérculo são ricos nesse nutriente - mas existe um outro ingrediente, muito menos lembrado, que deixa as duas opções comendo poeira!

Esse é um dos alimentos mais ricos em potássio!

Você sabe qual é o alimento considerado uma das melhores fontes de potássio? É a semente de linhaça! Além de rica em gorduras boas, como o ômega 3, e uma boa fonte de fibras e proteínas, esse ingrediente tem muito mais potássio do que a batata, do que a banana e do que vários outros alimentos! Veja na tabela abaixo:

Quantidade de potássio a cada 100 g

  • Banana nanica: 376 mg
  • Batata inglesa crua: 302 mg
  • Espinafre: 560 mg
  • Aveia: 430 mg
  • Linhaça: 869 mg


Como vimos, a linhaça tem mais que o dobro da quantidade de potássio encontrada na banana. Isso destaca a linhaça como uma excelente fonte desse mineral, especialmente para quem precisa aumentar a ingestão de potássio na dieta.

A linhaça também possui quase o dobro do potássio presente na batata. Considerando que a batata é um alimento amplamente consumido e conhecido por seu conteúdo de potássio, a linhaça se sobressai ainda mais como uma fonte superior desse nutriente.

Como consumir mais linhaça?

Além de rica em nutrientes, a linhaça é muito versátil, sendo fácil de ser consumida com regularidade. A linhaça moída é geralmente a forma mais recomendada de consumo, pois o corpo absorve melhor os nutrientes dessa forma.

Nesses casos, você pode usar a linhaça para complementar smoothies e shakes, adicionar a cereais e iogurtes, sopas e ensopados e até a produtos assados, adicionando, por exemplo, a linhaça moída a receitas de pães, muffins, biscoitos e bolos.

O óleo de linhaça é outra excelente forma de consumir mais potássio na dieta, mas não contém fibras. Nesses casos, você pode usar como complemento a saladas e molhos, mas evite cozinhar, pois o calor pode degradar os ácidos graxos ômega 3.

Por que você precisa de potássio?

Incorporar a linhaça de forma regular e variada na dieta pode ajudar a maximizar seus benefícios para a saúde, fornecendo uma quantidade adequada de potássio. Lembrando que baixos níveis desse mineral no organismo estão associados a problemas de saúde, como hipertensão, e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para ter uma ideia, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão diária de 4,7 g de potássio para um adulto, o que você pode conseguir com o consumo regular da linhaça, mas também com uma dieta repleta de vegetais.

Outras boas fontes, além das já citadas acima, ainda incluem: feijão, abacate, batata-doce, brócolis, beterraba, cenoura, abóbora, grão-de-bico e frutos secos e sementes, como amêndoas, pistache, nozes e semente de abóbora.

Comer linhaça te deixa mais magro? Saiba os efeitos da semente na sua dieta
Semente de linhaça: detalhe na forma de consumir é decisivo para usufruir benefícios e desinflamação, avisa especialista em intestino

Temas relacionados