• Entrar
  • Cadastrar
Nem alho nem salsa: o tempero anti-inflamatório mais cobiçado do momento não está ao alcance de todos

A trufa branca se destaca pelo seu aroma, sabor único e por algumas propriedades interessantes para a saúde. No entanto, para aproveitar suas vantagens, é preciso pagar um valor alto.

Nem alho nem salsa: o tempero anti-inflamatório mais cobiçado do momento não está ao alcance de todos

Cogumelo raro nasce em regiões específicas e são muito frágeis, o que o torna extremamente caro. (créditos: Shutterstock)

Você já ouviu falar em trufa branca? Não, nós não estamos falando de chocolate. Na verdade, essa iguaria é um tempero com um cheiro único que vem conquistando chefs de restaurantes renomados há décadas. O ingrediente é apreciado pelo seu sabor intenso e ligeiramente picante, capaz de elevar qualquer prato ao qual é adicionado. Porém, se você já ficou ansioso para acrescentar esse tempero nas suas receitas, vai ter que desembolsar uma boa grana.

As trufas brancas são um dos ingredientes mais caros do mundo devido à sua raridade e processo de colheita trabalhoso. Na Europa, por exemplo, o quilo pode custar 4.000 euros! Mas esse tempero não é conhecido apenas pelas suas qualidades aromáticas e gustativas. Ele também é um poderoso antioxidante e rico em propriedades anti-inflamatórias.

Quer saber mais sobre o tempero especial mais cobiçado do momento? O TudoGostoso separou todos os detalhes sobre as trufas brancas e seus benefícios.

Trufas brancas: o que é e para que serve

A trufa branca é uma espécie de cogumelo que cresce principalmente na região de Piemonte, na Itália, e também em algumas partes da Croácia. Seu aroma é descrito como terroso e amadeirado, enquanto o seu sabor tem uma nota picante única.

A trufa branca tem uma aparência irregular, com uma casca branca amarelada e uma polpa interna que pode variar de creme a marfim, dependendo da maturação. O ingrediente combina com uma série de pratos, principalmente massas, risotos, ovos, e carnes.

Para usar o tempero nas receitas, basta ralar ou cortar em fatias bem finas e, depois, acrescentar diretamente no preparo antes de servir. Elas também podem ser misturadas com queijos e cremes para fazer patês e pastas aromatizadas para serem consumidas como aperitivos.

Tempero é rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios

O seu perfil nutricional da trufa branca é tão interessante quanto o seu aroma e sabor. O cogumelo é pobre em calorias e gordura, mas se destaca pelo alto teor de fibras e ferro. Este equilíbrio entre nutrientes ​​faz da trufa branca um ingrediente que, quando adicionado aos pratos, não só os enriquece em sabor, mas também em propriedades benéficas para a saúde.

Graças ao seu alto teor de compostos fenólicos, flavonoides e carotenoides, a trufa branca tem ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que danificam as células do corpo. Além disso, os fenóis presentes na trufa também possuem propriedades anti-inflamatórias.

Estudos mostram que certos compostos das trufas brancas têm efeitos citotóxicos em diversas células tumorais, ou seja, desempenham um papel fundamental na inibição do crescimento de células cancerígenas.

Dificuldade de coletar é principal motivo para supervalorização das trufas

A trufa branca é extremamente cara devido a uma combinação de fatores. Em primeiro lugar, a sua colheita é complicada, pois as trufas crescem selvagem no subsolo em regiões muito específicas, como Piemonte (Itália) e algumas áreas da Croácia. Sendo assim, elas não são alimentos que possam ser cultivados, mas é preciso esperar que elas cresçam naturalmente.

Além disso, a época de colheita deste cogumelo é curta, limitada aos meses de Setembro a Dezembro, o que reduz ainda mais a sua disponibilidade. Por último, as trufas são muito frágeis. Elas estragam rapidamente após a colheita e exigem um manuseamento cuidadoso e métodos específicos de armazenamento e transporte.

A tudo isso se soma a altíssima demanda que a trufa branca tem na alta gastronomia. A iguaria é muito apreciada por chefs e gourmets de todo o mundo, que estão dispostos a pagar preços elevados pelo seu sabor único e prestígio culinário. A oferta limitada gera uma procura tão elevada, que o torna considerado um produto muito exclusivo, aumentando consideravelmente o seu valor.

Veja também:

Tempero caseiro completo dura 2 meses na geladeira e serve pra tudo: frango, carnes, peixes, sopas, arroz e até feijão. Aprenda a receita da sua vida!
No chá ou no tempero: tomilho é uma plantinha cheia de benefícios para a saúde, veja como consumir

Temas relacionados